Você sabe quais são as tendências no varejo? Com o crescimento explosivo das compras online e uma mudança nas preferências dos consumidores — seja por personalização ou pela busca de experiências inovadoras —, os varejistas precisam se reinventar.

Assim, o empresário antenado sempre encontra na tecnologia orientação para atender às necessidades dos clientes. Essa é uma forma de sair na frente da concorrência e se destacar nesse mercado tão concorrido.

Por isso, se você quer fazer parte desse time e obter mais lucros em seu negócio, confira as 5 tendências imperdíveis para 2019!

1. Venda de experiências

Quem compreende que bens materiais nunca estão separados da sua verdadeira identidade, captou a essência do comportamento atual das pessoas. Geralmente, a maioria delas aprecia as experiências.

Enquanto podemos adquirir itens como um carro do ano, esses objetos perdem seu fascínio e os deixamos de lado para substituí-los pelo mais novo produto que define as tendências no varejo.

Por outro lado, somos a soma das nossas experiências entranhadas em nossa bagagem. Assim, quem compartilha experiências com outras pessoas tem uma habilidade especial para estabelecer relacionamentos próximos.

Por exemplo, com quem você acha que se conectará com mais profundidade: alguém que foi seu colega de intercâmbio ou alguém que usa o mesmo Smartwatch que você?

Os varejistas têm a chance de proporcionar aos clientes vivências prazerosas e memoráveis que causam impacto emocional mais forte do que simplesmente comprar um produto.

Afinal, são as experiências que contribuem para uma história convincente que as pessoas se lembrarão e ficarão felizes em compartilhá-las.

2. Uso da internet das coisas

Desde o momento em que a Internet das coisas conecta mais de 11 bilhões de itens do dia a dia como TVs e carros à internet, os varejistas podem coletar dados que forneçam um contexto sobre o uso de produtos de seus clientes.

Por exemplo, se o leite de sua casa acabar, uma geladeira inteligente reconhece a demanda e exibe uma mensagem em seu celular sobre as melhores ofertas na cidade. Se quiser, você pode até mesmo encomendar uma caixa por meio desses dispositivos inteligentes — caso a marca do refrigerador tenha parceria com um supermercado.

Esse exemplo torna ainda mais claro que a Internet das coisas possibilita compras mais baratas e convenientes.

3. Envio de mensagens dos consumidores aos bots do Facebook das marcas

Com empresas e clientes trocando mais de 8 bilhões de mensagens no Facebook mensalmente, o Messenger é um dos canais mais populares e convenientes para as pessoas pesquisarem e comprarem produtos.

Metade dos consumidores preferem comprar de marcas que se comunicam diretamente no Facebook. Por isso, é crucial que varejistas configurem os bots do Messenger. Assim, eles estarão preparados para lidar com interações moderadamente sofisticadas, como o auxílio aos clientes na descoberta de novidades.

Para impulsionar ainda mais as vendas com o Facebook, os gestores também devem criar bots que enviem mensagens de carrinhos abandonados e permitir que os usuários façam seus pedidos diretamente no aplicativo.

4. Utilização da realidade aumentada

As melhores marcas de móveis entendem que a decisão do cliente de projetar uma sala é como fazer uma tatuagem. A compra dos móveis errados arruinará a estética do cômodo. Além disso, ou ele lidava com o desconforto de viver em um ambiente que não o agradava ou gastaria mais com uma nova mobília.

Sem ter como imaginar como os móveis de uma loja ficariam em sua própria casa, os clientes ficam chateados com a marca caso comprem um sofá errado, por exemplo.

A fim de ajudar os consumidores a evitar essa situação, varejistas antenados desenvolveram aplicativos de realidade aumentada que colocam modelos 3D de seus móveis na casa das pessoas. Neles, todo o mobiliário digital também é redimensionável para se adequar às dimensões de uma sala.

Ao alavancar a realidade aumentada, esses empresários facilitaram para os consumidores escolherem os móveis certos para sua casa e, em última análise, comprarem mais de seus produtos.

Mais do que nunca, os clientes de hoje esperam mais das marcas e são essas demandas que impulsionam as tendências no varejo.

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