Em um panorama digitalizado e altamente competitivo como o atual, é cada vez mais comum que constantemente novas soluções tecnológicas sejam desenvolvidas para facilitar o cotidiano das empresas modernas. Podemos citar o SAT fiscal como uma dessas soluções.

Neste conteúdo mostraremos as principais informações que você precisa saber sobre SAT fiscal e como funciona essa ferramenta. Quer entender mais? Então continue a leitura do artigo para conferir!

O que é SAT fiscal?

Sistema Autenticador Transmissor ou como é mais conhecido, SAT fiscal, trata-se de um sistema responsável pela autenticação das vendas realizadas para o consumidor final.

A SEFAZ iniciou a produção desse modelo de controle e monitoramento fiscal em 2008, e recentemente uma portaria do Estado de São Paulo fez sua regulamentação.

O objetivo principal da SEFAZ foi criar uma solução tecnológica para receber dados a respeito das transações de cada cliente e, caso sejam autorizadas, concretizar as operações. A partir do momento em que são aceitas, o SAT armazena as informações internamente, enviando-as ao Fisco por meio da internet.

Para que serve o SAT fiscal?

O sistema é responsável pela emissão de cupons fiscais eletrônicos, também conhecidos pela sigla CF-es, pertinentes às vendas realizadas dentro de seu próprio estabelecimento, além de armazenar todas as operações de circulação de produtos da empresa.

Isso significa que a organização pode contar com mais praticidade, já que seus documentos fiscais ficam integrados em um único ambiente virtual e os problemas de prestação de contas com a Receita Federal são minimizados.

Como funciona?

O SAT fiscal consiste, de forma simplificada, em um aparelho que é conectado a um computador que tenha um software de gestão comercial instalado, podendo ser um sistema para lojas, por exemplo. Assim que estiver conectado e instalado na máquina, o programa passa a se comunicar com o sistema de gerenciamento utilizado por seu negócio.

A cada venda registrada, um novo arquivo é criado e transmitido para o Sistema Autenticador e Transmissor, para que os dados sejam analisados e um cupom fiscal eletrônico seja gerado diretamente do seu computador.

O fato de contar armazenamento próprio, permite que o programa não necessite de internet para integrar as informações com a SEFAZ. Assim que houver uma conexão estabelecida, todos os dados serão enviados automaticamente à Fazenda.

Quais empresas são obrigadas a usar o SAT fiscal?

Segundo o artigo de número 13 da Portaria CAT 147/2012, são obrigadas a utilizar o sistema empresas nas seguintes condições:

  • todos os contribuintes que tiveram faturamento superior a R$ 100 mil no exercício do ano anterior;
  • novos estabelecimentos que se inscreveram no cadastro estadual do ICMS;
  • postos de combustível que não utilizam ECF, porém usam a NF-e de venda ao cliente modelo 2.​

O que é preciso para utilizar o SAT fiscal?

Não há nenhuma formalidade estabelecida como requisito para que empresas possam aderir ao uso do SAT fiscal. No entanto, em relação à estrutura material, é preciso que o empreendimento conte com alguns equipamentos como:

  • sistema de gestão comercial;
  • computador com porta USB;
  • impressora com capacidade para imprimir códigos de barra dimensionais;
  • aparelho SAT fiscal;
  • conexão à internet.

Esses requisitos fazem parte do cotidiano de qualquer organização, não é verdade? Por isso, podemos concluir que o mais importante é que os gestores da empresa saibam se adaptar ao novo modelo, proporcionando treinamento aos seus funcionários para lidar com essa solução inovadora.

Além disso, é muito importante destacar que o negócio precisa contar com o auxílio de um sistema de gestão comercial de fácil integração com o SAT fiscal para melhorar o fluxo de trabalho.​

Você ainda tem alguma dúvida sobre o que é ou para que serve o SAT fiscal? Quer entender melhor como podemos ajudar? Então entre em contato com a gente para saber mais!