Para manter uma boa imagem da sua loja e tornar o atendimento mais humanizado, voltado a agradar os olhos do cliente, é fundamental que algumas práticas sejam postas em pauta. Os clientes são a alma do negócio, logo, a importância de manter um relacionamento com cliente é a chave para aumentar as vendas e obter sucesso.

Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas que vão te ajudar na hora de traçar estratégias para atrair clientes ao seu negócio e ainda personalizar o seu atendimento, para que a sua loja seja a primeira opção se estiver em busca de um produto ou serviço! Continue lendo e confira:

1. Saiba ouvir o seu cliente

A primeira coisa que você precisa observar é que estamos tratando de relacionamento como cliente, e isso vai muito mais além do que um mero atendimento. Em outras palavras, não basta analisar as necessidades do cliente enquanto consumidor; é preciso captar as suas necessidades também enquanto ser humano.

Nesse sentido, criar um laço com quem está do outro lado é essencial. Imagine-se no lugar do consumidor: como você gostaria de ser tratado? O que gostaria de ouvir? Temos certeza de que um script decorado não lhe agradaria, não é mesmo?

2. Aprenda a se comunicar de forma adequada

Imagine que interessante seria se, quando o seu cliente entrasse em contato com a central de atendimento, em vez de ouvir “Olá, senhorita fulana, em que posso estar ajudando?” ele ouvisse “Oi, fulano. Como vai? Me fala aí o que está acontecendo que a gente já resolve agora mesmo!”.

Obviamente, cada seguimento exige um tratamento apropriado. O que queremos dizer é que o seu cliente se sentirá muito mais acolhido se quem atendê-lo não parecer uma pessoa do telemarketing, igual a outros tantos com quem ele já conversou.

Comunicar-se corretamente não significa usar palavras formais, mas usar a linguagem do cliente. Logo, se no dia a dia ele se comunica de forma coloquial, investir em uma equipe campeã para oferecer um atendimento com esse parâmetro mostrará ao cliente que a sua empresa, realmente, dedica um tempo para entendê-lo.

3. Entenda que um bom relacionamento com cliente é construído por meio de feedbacks

A melhor forma de descobrir como melhorar o seu relacionamento com o cliente é utilizar como base os feedbacks que ele mesmo te dá. É por isso que as empresas criam as avaliações após o atendimento, e reservam um endereço de e-mail para o envio de críticas e sugestões.

Vale lembrar, porém, que de nada adianta receber feedbacks e não analisá-los a fim de corrigir os problemas apontados pelo consumidor.

Os retornos positivos indicam as ações que a sua empresa precisa manter, mas são os feedbacks negativos que farão a qualidade do seu atendimento e relacionamento melhorar. Então, se atente neles.

4. Ajude o consumidor a obter o sucesso esperado

Quando alguém compra algum serviço ou produto, é porque deseja sanar alguma dor, resolver um problema. Logo, nada é mais frustrante para o cliente do que investir em uma solução e, depois, perceber que aquilo não vai auxiliá-lo, de fato. Certamente, ele se sentirá enganado.

Muitas vezes, a própria inexperiência do consumidor em relação ao produto oferecido é o que faz com que os resultados não sejam obtidos. E é aqui que entra a chance de a sua empresa se destacar dos concorrentes. A dica é: não basta vender algo, é preciso ajudar o cliente a extrair o máximo do produto adquirido.

Após a compra, dedique um tempo para entrar em contato com essa pessoa e descobrir se ela está satisfeita com a aquisição. Caso não esteja, veja como a sua empresa poderá ajudá-la. Isso fará com que ela se lembre de você em uma negociação futura!

Por fim, existe um ditado muito comum no ramo das vendas que diz: “Manter um cliente é muito mais barato do que conquistar outro novo”. Portanto, não se preocupe apenas em vender, mas em fidelizar aquele consumidor. E a melhor forma de fazer isso é investir num relacionamento de qualidade!

Então, gostou do post? Agora que aprendeu a construir um excelente relacionamento com o cliente, que tal compartilhar essas dicas nas redes sociais e ajudar outras pessoas a também conquistar esse objetivo?