O controle de vendas é um fator decisivo para a saúde financeira de um empreendimento. Isso porque ele deixa em evidência não somente a fase de finalização das compras, mas também permite compreender toda a jornada e as práticas que levam à concretização dos resultados. É, portanto, uma cultura que deve ser adotada pelos que almejam ganhar em crescimento econômico e competitividade.

E para ajudá-lo nessa missão, elaboramos um post explicando a importância de se obter um maior domínio da comercialização de produtos ou serviços do seu negócio e mostramos como potencializar essa ação. Confira!

Por que é importante controlar o fluxo de vendas?

O processo de monitoramento das vendas é uma operação essencial para qualquer tipo de organização, independentemente do seu porte ou segmento de mercado. Com base nas informações coletadas, o gestor tem acesso a uma ampla visão do funcionamento da empresa, bem como consegue identificar as etapas que carecem de otimização.

Quais as etapas do controle de vendas?

O controle de vendas pode e deve ser aplicado em etapas. Confira abaixo quais são elas.

Análise dos pedidos

O primeiro ponto a ser estruturado a fim de um controle de vendas eficiente é a análise dos pedidos. Nesse contexto, é fundamental que o empreendedor tenha estratégias bem definidas sobre os tipos e canais de vendas que a empresa vai trabalhar  se por encomendas, por mercadorias disponíveis em estoque, vendas online, físicas ou por telefone etc.

Respeitadas as peculiaridades de cada negócio, o foco para alcançar bons resultados, oferecer alternativas diversificadas aos clientes e um suporte de boa qualidade para que eles possam solucionar suas dúvidas ou problemas devem ser prioridades.

Ademais, o fato de investir em um sistema automatizado torna o registro e a análise dos pedidos mais seguros, com menor índice de falhas, além de mais ágil. Também libera a força do trabalho humano para a tomada de decisões e tarefas mais importantes.

Definição de valor coerente das comissões

As comissões são uma forma comum de remuneração dos profissionais que trabalham diretamente com as vendas. Elas funcionam como um estímulo para que esses colaboradores queiram vender cada vez mais.

Assim, mais uma vez, o controle de vendas se apresenta como procedimento indispensável para o alcance das metas. Ele vai auxiliar no acompanhamento de todas as transações efetivadas, bem como na fixação de uma quantia coerente de comissão no tocante à categoria de produtos ou serviços vendidos.

Quanto maior o valor do bem comercializado, mais alto será o percentual de comissão. Mas se não há critérios bem organizados e registo de todos os dados, o desempenho da empresa pode ser comprometido.

Monitoramento preciso dos preços

Outro aspecto importante do controle de vendas é o monitoramento preciso dos preços. A fixação dos valores cobrados por cada mercadoria deve levar em conta:

  • as características dos itens;

  • o perfil do público-alvo e os seus hábitos de consumo;

  • as reações do mercado.

Essa inspeção vai permitir que a empresa se posicione de maneira correta e elimine ações que não proporcionam um bom custo-benefício. O gestor será alertado, por exemplo, do desempenho ruim de determinado produto e, a partir daí, poderá investigar as possíveis causas.

Não restam dúvidas de que o controle de vendas representa uma atuação decisiva para o sucesso dos empreendimentos, porém sempre é possível transformá-lo em algo mais preciso e efetivo, a exemplo da incorporação de novas tecnologias.

Ao adotar um sistema de gestão ERP, o armazenamento em nuvem, entre outros, toda a organização ganha em segurança no compartilhamento de dados, na automatização de tarefas, na agilidade na execução das atividades, nas tomadas de decisões etc. Enfim, o negócio se torna mais sólido e competitivo.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe o quão relevante é o processo de controle de vendas para a saúde financeira de um empreendimento, contate-nos e conheça algumas soluções para otimizar o seu negócio!