Em meio à busca incessante das empresas por processos mais eficientes, fica cada vez mais clara a necessidade de investir em ferramentas adequadas aos novos tempos — em que as redes nos mantêm sempre conectados. Nesse cenário, entender a relação estreita que se estabelece entre tecnologia e vendas é um dos grandes desafios para a sobrevivência de qualquer negócio.

Nosso objetivo neste texto é mostrar como a tecnologia vem mudando a forma de vender até mesmo em lojas físicas. Para isso, levantamos uma série de aspectos essenciais que impactam no processo de vendas e são fortemente influenciados pelo uso de métodos sofisticados, mas que se tornaram muito acessíveis nos últimos anos. Confira!

Interação com o cliente

Graças à internet, o processo de vendas começa muito antes do cliente colocar os pés na sua loja. Os serviços de busca mostram exatamente o que o consumidor procura e fornece todas as informações sobre os produtos.

As redes sociais ajudam a vender mais porque funcionam, simultaneamente, como vitrines virtuais e canais de atendimento para tirar dúvidas e solucionar problemas. Isso dá às empresas a oportunidade de prestar um serviço de pós-venda mais eficiente e é um elemento essencial para as estratégias de fidelização.

Big Data

A coleta, cruzamento e análise de um fluxo gigantesco de dados, conhecido como Big Data, é uma das principais fontes de consulta para a gestão empresarial. O estudo dessas informações ajuda a fazer campanhas de marketing mais adequadas ao público-alvo, praticar preços condizentes com o mercado, identificar erros que causam quedas nas vendas e aperfeiçoar as técnicas de atendimento.

Pagamentos

Meios eletrônicos de pagamento se tornaram indispensáveis para o comércio, visto que o uso de cartões de crédito e débito aumentou significativamente. Outros métodos estão chegando às lojas físicas aos poucos, como os pontos de autoatendimento que dão ao cliente a possibilidade de efetuar pagamentos sem enfrentar filas.

Já no ambiente online, permitir pagamentos via internet banking e serviços como Paypal é praticamente obrigatório. Especialmente entre os consumidores mais jovens, não disponibilizar esse tipo de ferramenta já é motivo para comprar em outra loja.

ERPs

Os Enterprise Resource Planning (ERP) são sistemas especializados que integram todas as atividades de uma empresa. Eles têm um papel fundamental nas vendas porque facilitam a troca de informações entre os departamentos e as tornam muito mais ágeis.

A equipe de vendas pode, por exemplo, visualizar informações sobre o estoque em tempo real e evitar passar informações incorretas ao cliente, algo que afetaria a credibilidade da empresa. Esse tipo de software também proporciona um panorama detalhado do desempenho por meio de relatórios de vendas, os quais servem como base para formular estratégias mais eficazes.

Aplicativos

Tudo que abordamos nos tópicos anteriores é agregado por aplicativos para os dispositivos móveis que sempre carregamos para todos os lugares. Os apps são ferramentas práticas para estabelecer comunicação entre empresa e cliente, reunir dados sobre hábitos de consumo e divulgar a marca, por exemplo.

Eles também são cada vez mais utilizados para otimizar o trabalho de vendedores e atendentes, que podem acessar smartphones e tablets para cadastrar clientes, consultar o estoque, negociar condições de pagamento e muito mais.

Os fatores tratados aqui mostram porque o investimento em tecnologia se tornou primordial. Ele contribui para que a empresa esteja sempre alinhada com as demandas do mercado, mantenha sua competitividade e aumente as chances de sucesso no longo prazo.

Gostou deste post? Para aprofundar seus conhecimentos sobre a relação entre tecnologia e vendas, confira também nosso artigo sobre os benefícios da automação comercial para pequenas empresas.