Uma das ferramentas mais eficazes para acompanhar a evolução das vendas em uma empresa e seu próprio desempenho como vendedor é o relatório de vendas. Mas calma, não estamos falando de algo burocrático e estafante, e sim de um diferencial que você pode construir.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do relatório de vendas, mostrar como ele pode ajudar você a melhorar continuamente o seu trabalho e dar dicas de como criar excelentes relatórios de vendas com pouco trabalho.

O que é um relatório de vendas?

Toda empresa que visa o lucro, seja ela micro ou com capital na Bolsa de Valores, acompanha de perto os números e a evolução do negócio: receita, faturamento, despesas e perdas, por exemplo.

O relatório de vendas é uma das ferramentas que permitem o acompanhamento de algumas dessas métricas. Dessa maneira, a empresa pode identificar seus pontos fortes e fracos — como o produto que vendeu mais em determinado período — e traçar estratégias com base em informações sólidas.

Os relatórios fazem parte do cotidiano dos departamentos de vendas das empresas. Mas, em vez de enxergá-lo como um fardo, você pode criar relatórios de forma bem rápida e usá-los para melhorar seu próprio desempenho. Explicaremos a seguir.

Quais as vantagens do relatório de vendas?

Para o profissional de vendas, o relatório serve tanto para prestar contas da atividade ao superior imediato quanto para conhecer o próprio desempenho.

Esse conhecimento pode ajudar o profissional a se destacar no mercado de trabalho e dentro da empresa.

Imagine que você tenha os dados referentes às vendas no seu primeiro mês de trabalho. Um ano depois, você percebe, no relatório, que vendeu duas vezes mais do que no mês em que você entrou na empresa. É uma forma de construir um argumento em seu favor e entrar no radar para futuras promoções ou oportunidades.

Quais os benefícios para a empresa?

Um relatório de vendas é útil para diversas finalidades do negócio, dentre elas:

  • saber quais os produtos de maior giro;
  • ter um controle sobre o trabalho dos vendedores;
  • conhecer o faturamento mensal da empresa;
  • saber o ticket médio de vendas;
  • entender quais são os melhores períodos do ano para as vendas;
  • conhecer a evolução das vendas e fazer comparações anuais e mensais;
  • controlar o estoque;
  • criar e acompanhar metas de vendas.

Como fazer um relatório eficiente?

1. Automatize

Relatórios não são trabalhos acadêmicos: na verdade, boa parte do documento é padronizada, o que muda são apenas os números referentes a cada período. Existem diversos modelos disponíveis para download, mas é preciso ter cautela, já que cada empresa é diferente.

Como qualquer tarefa baseada em regras, a produção de relatórios pode ser automatizada. Se a empresa onde você trabalha utiliza um software de gestão, basta inserir os dados nos campos certos e o programa cria o relatório.

Atualmente é possível encontrar softwares simples e intuitivos, que permitem a criação automática de relatórios de vendas.

2. Inclua dados precisos

As informações no papel devem representar fidedignamente a realidade. A melhor maneira de fazer isso é inserindo dados referentes às vendas do período de abrangência do relatório.

Os dois principais indicadores de venda em qualquer negócio são o faturamento total e o volume de vendas. Em seguida, inclua o valor e quantidade referente a cada mercadoria ou tipo de serviço. Não esqueça de fazer o cálculo final para conferir se a soma dos itens coincide com o resultado.

3. Destaque os pontos importantes

O excesso de informações é tão problemático quanto a falta delas. Relatórios extremamente detalhados podem ocultar pontos importantes que merecem a atenção imediata do gerente.

Se você lida com esse tipo de relatório de vendas e precisa confeccionar o documento, utilize ferramentas visuais — como gráficos e tabelas disponíveis no Excel — e enfatize os pontos mais relevantes, sem negligenciar os demais.

Criar um relatório de vendas é vantajoso não apenas para a empresa, mas também para o profissional. Procure entender essa ferramenta para além da mera formalidade, e veja como uma oportunidade para você se destacar profissionalmente.

Um sistema automatizado de gestão pode ajudar em diversas tarefas operacionais além das vendas. Entenda como esse tipo de sistema pode otimizar o controle de estoque.