Um dos fatores decisivos na hora de contratar um software de gestão para sua loja é o suporte. O programa pode ter o preço mais baixo do mercado e oferecer dezenas de vantagens, mas um suporte ineficiente significa perdas financeiras e dores de cabeça. Neste artigo você vai conhecer as vantagens de um bom suporte para softwares de gestão.
Qual a importância do suporte para softwares de gestão?
Nenhuma tecnologia é infalível. Mesmo que o programa tenha uma interface amigável, funcionamento ágil e poucos problemas aparentes, é o suporte que pode fazer a diferença entre um serviço bom e um medíocre.
Uma pesquisa de 2015 da SolarWinds apontou que 68% das empresas dão mais importância à tecnologia em si do que aos profissionais de TI, responsáveis por manter os sistemas funcionando corretamente.
Travamentos, danos físicos, erros humanos, manutenções programadas e indisponibilidade dos servidores são alguns dos contratempos que podem prejudicar o varejista. Nessas horas, um suporte eficiente é capaz de dar uma resposta rápida à situação e evitar que a empresa acumule perdas.
Confira abaixo 5 vantagens que uma estrutura de suporte para softwares de gestão deve oferecer.
1. Funcionamento constante do programa
Para qualquer empresário, o ideal é que o software de gestão nunca apresente falhas. Mas, para que a interface funcione de forma perfeita e fluida, há uma série de operações complexas que são efetuadas na parte lógica do programa.
Quem executa essas operações — intervenções para melhorias do software, correção de erros, otimização do código-fonte, dentre outras — é o serviço de TI. Ou seja, eles resolvem problemas que você ainda não sabia que existiam, impedindo o agravamento da situação no futuro.
2. Prontidão do atendimento
Um bom suporte não é caracterizado apenas pelo bom atendimento interpessoal. Não adianta o atendente ser simpático se o serviço não oferece uma estrutura de suporte com vários canais de contato com o cliente, ou seja, um service desk completo.
A comunicação direta entre o cliente e o serviço de TI é essencial não só para a resolução rápida de problemas como também para solicitações de melhorias e adaptações. Se essa comunicação é inexistente ou se dá por meio de ferramentas obsoletas, os problemas acumulam e podem acarretar sérios prejuízos financeiros.
3. Melhorias técnicas
Uma equipe capacitada e envolvida diretamente com a rotina de TI é capaz de sugerir implementações que otimizam o desempenho do software do ponto de vista técnico. Dessa forma, é possível antecipar a demanda do empresário e executar as melhorias sem pressa e com menor risco de erros.
4. Redução dos custos com perdas
Falhas operacionais custam tempo e dinheiro. O cliente não pode ser penalizado porque o software de gestão passou a apresentar problemas — em um setor com fluxo constante, como o varejo, cada minuto pode custar caro.
Além de ser robusto para evitar situações dessa natureza, o software contratado precisa contar com uma equipe de prontidão para resolver eventuais problemas. A agilidade e eficiência na resolução evitam perdas e podem prevenir que o mesmo problema ocorra novamente.
5. Otimização da produtividade
Com o software de gestão calibrado e com um suporte de prontidão, a empresa pode focar no cotidiano dos negócios, oferecendo produtos e serviços que adicionem valor ao cliente final. A produtividade do negócio aumenta, assim como as margens de lucro e a satisfação dos consumidores.
O suporte é um item crítico para qualquer produto digital. Informações cruciais do negócio passam pelo software de gestão. Portanto, o empresário deve observar a qualidade do suporte oferecido e sondar a opinião de outros clientes acerca do produto antes de fechar o contrato do qual sua empresa dependerá todos os dias.
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