Usar o e-mail para atrair clientes é uma técnica bastante explorada pelo e-commerce, apesar de sua aplicação ser totalmente possível a lojas físicas de varejo. Se você ainda não está familiarizado com este universo, é hora de aprender a elaborar estratégias de e-mail marketing para a sua loja física.
Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail ainda é uma poderosa ferramenta de comunicação. Enquanto nas redes sociais as marcas disputam a atenção dos clientes e tentam driblar os algoritmos, uma boa estratégia de e-mail marketing pode gerar um retorno 38 vezes superior ao investimento.
Neste post, você cai conhecer dicas para implementar uma estratégia de e-mail marketing na sua loja. Confira!
Segmente o público da sua loja
Conhecer os clientes é uma máxima nem sempre levada a sério pelos varejistas. Em estratégias de e-mail marketing, essa prática é crucial.
De acordo com um estudo da eMarketer, 81% dos clientes que recebem e-mails segmentados conforme as compras que realizaram anteriormente têm mais chances de voltarem a comprar, seja em lojas online ou físicas.
Pode até ser que essa taxa de conversão esteja mais ligada o e-commerce, mas não subestime os consumidores: muitos deles não abrem mão de ir às lojas.
Dê atenção especial à linha de assunto do e-mail
Qual a primeira coisa que chama a sua atenção ao abrir sua caixa de entrada? O remetente, a prévia do texto ou o assunto dos e-mails?
Não é à toa que profissionais de marketing digital se dedicam tanto a esse campo. Instigar o interesse do cliente é o primeiro passo para que ele abra o e-mail e realize uma ação — seja uma simples visita ao site ou mesmo a compra de um produto.
Ao redigir o assunto, prefira títulos curtos ou médios, sem exceder o limite da legibilidade nem fazer um apelo forçado — como três pontos de exclamação ao fim da frase ou uma linguagem inapropriada, por exemplo.
Use CTAs provocantes em suas estratégias de e-mail marketing
Após seu cliente abrir o e-mail, o conteúdo precisa levá-lo a realizar um movimento, o que é feito por meio de uma chamada para ação, ou call-to-action (CTA). Ela pode ser uma deixa para que ele visite o site ou a própria loja, para que ele faça um pedido online ou qualquer outro objetivo que esteja de acordo com a estratégia do seu negócio.
Para aumentar as chances de conversão, evite usar CTAs batidos, como “comprar” ou “clique aqui”. Use a persuasão para garantir que o volume de conversões seja o maior possível numa ação de e-mail marketing.
Essa persuasão pode ser feita com o uso de gatilhos mentais — que nada mais são do que apelos ao inconsciente do cliente para reforçar o desejo de compra. A urgência (“essa oferta é por tempo limitado” ou “só enquanto durar o estoque”), a prova social (“adquira o produto campeão de vendas”) e a autoridade (“compre o mais recomendado pelos especialistas”) são alguns desses gatilhos.
Não inunde a caixa de e-mail dos clientes
Há alguns anos, quando os provedores tinham poucos filtros de spam e não havia tanta concorrência no tráfego de e-mails, era comum que os lojistas apostassem mais na quantidade do que na qualidade. Quanto mais mensagens enviadas para a maior quantidade possível de contatos, maiores as chances de conversão.
Com a evolução dos serviços de e-mail, essa prática perdeu força. Hoje, mensagens em excesso e com indícios de spam ou vírus vão direto para o lixo eletrônico.
Por isso, procure encontrar um equilíbrio entre a regularidade de envios e o tempo necessário para que o cliente esqueça que você existe. Em outras palavas, não seja impertinente nem sumido.
Como você viu, o e-mail pode ser uma forma eficiente de se comunicar com seus clientes, além de comprovadamente mais eficaz do que outros tipos de mídia. Entretanto, é importante evitar a compra de listas de e-mail. Prefira captar os e-mails dos seus clientes diretamente na sua loja e certifique-se de ter permissão para enviar mensagens.
Se você gostou dessas dicas e quer melhorar sua abordagem não só junto aos clientes mas aos diversos públicos da sua loja, conheça 5 dicas para ter sucesso nas suas negociações!