O marketing digital traz diversas oportunidades para a sua loja se destacar em seu mercado e conquistar cada vez mais novos clientes. Algumas das suas principais ferramentas são as mídias sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras.

A melhor forma de desvendar todo o potencial dessa área é aproveitando bons cursos de mídias sociais. Felizmente, existem excelentes opções gratuitas que você pode escolher para absorver todo o conhecimento que precisa para ter sucesso nessa área. Se você deseja trabalhar de maneira competitiva nessas plataformas, deve buscar o máximo de informação disponível a respeito delas.

Suas particularidades podem ser determinantes para a sua loja conquistar mais clientes, então não deixe isso para depois. Veja no post de hoje 5 cursos sobre mídias sociais gratuitos para ajudar você a divulgar a sua loja!

1. Facebook Blueprint

Desenvolvido pela própria rede social, o Facebook Blueprint traz uma série de lições relacionadas a esse aspecto do marketing digital. Todo o curso é gratuito e está disponível em português. É possível saber mais a respeito de publicações no Facebook, veiculação de anúncios, métricas de sucesso, entre outros.

Ao completar o curso do Facebook Blueprint, você ganha uma badge que pode ser incorporada nos seus perfis nas redes sociais, como o LinkedIn. Caso tenha interesse em um certificado físico, é necessário pagar por testes especiais.

2. Unieducar

Se você está em busca por cursos de mídias sociais, pode considerar a opção oferecida pela Unieducar. Dentro do conteúdo programático estão assuntos como planejamento, particularidades das principais redes da atualidade, dicas de etiqueta, entre outros. A carga horária é de aproximadamente 4 horas.

Ao final, você pode fazer uma avaliação. A plataforma também conta com opções pagas que trazem, entre seus diferenciais, certificados entregues via correio e conteúdo extra.

3. Learncafe – Como ganhar dinheiro com YouTube

Para quem procura cursos de mídias sociais sobre vídeo, o Learncafe tem essa opção focada em YouTube. O conteúdo gira em torno de facilitar a geração de oportunidades a partir da publicação de material audiovisual na plataforma, além de ensinar a monetizar as publicações.

O participante tem contato com uma série de boas práticas para ter sucesso no YouTube, tanto para si mesmo quanto para o desenvolvimento do marketing de uma loja. Depois de concluir o curso, tem acesso a um certificado digital.

4. Abrafordes – Monitoramento de Mídias Sociais

Um importante aspecto do trabalho com essas plataformas está em monitorar o que é dito a respeito da sua loja e determinados termos estratégicos. Para aprender sobre isso, vale a pena aproveitar o curso gratuito da Abrafordes. Ele destaca de que forma as principais mídias sociais funcionam e como monitorar marcas em cada uma.

O curso vai além e mostra a importância de uma estratégia de monitoramento eficiente, apresentando-o como uma ferramenta competente para o caso de crises de imagem. No total, tem 50 horas de carga horária.

5. W2B – Redes sociais para empreendedores

Muitos cursos de mídias sociais focam em quem deseja aprender mais sobre essas ferramentas para divulgar o próprio negócio. Se esse é o seu caso, pode conferir essa opção do Web2Business que ajuda a implementar uma estratégia de qualidade para startups e marcas semelhantes.

Além de abordar as principais redes sociais da atualidade, o curso também trata da importância do mobile marketing, como ser criativo, criar um site e realizar monitoramentos.

Agora é a hora de preparar o caderno e começar a aproveitar todas essas opções de cursos de mídias sociais. Como todos são gratuitos, você não precisará gastar nada para absorver todo o conhecimento que necessita para atuar de maneira competitiva nessas plataformas. Comece o quanto antes e passe a ter mais sucesso em suas iniciativas.

Se você quer saber mais sobre como trabalhar com marketing no varejo, confira também “Marketing no varejo: entenda como ele é útil para a sua empresa!”