Depois do período do natal, o carnaval é, com certeza, uma das melhores épocas do ano, tanto para quem quer se divertir quanto para os que pretendem trabalhar e aproveitar o feriado para vender mais. O varejo lucra bastante nesse período e algumas lojas já se preparam desde janeiro para aumentar as vendas no carnaval.

Porém, como em todo período sazonal, é preciso criar um planejamento para que o sonho de folia não se transforme em pesadelo comercial. Falando nisso, este post traz algumas dicas que você não pode ignorar caso queira aumentar o faturamento de sua loja. Confira!

1. Crie promoções com antecedência

As reduções de preços e a flexibilidade nas formas de pagamento são ótimos atrativos para aumentar as vendas no carnaval. Isso porque os consumidores já comprometeram seus orçamentos com compras de fim de ano, então tendem a prezar pela economia nos próximos meses.

Para que as promoções atinjam o público desejado, é preciso que sejam anunciadas com antecedência. O objetivo é dar tempo para que o cliente possa se programar. Além disso, durante o carnaval muitas pessoas viajam e, por isso, realizam as compras um pouco antes do feriado.

2. Elabore um mix de produto especial para a data

Avalie os interesses do seu público-alvo durante o carnaval e descubra se ele faz parte dos que curtem a folia ou se é dos que viajam para bem longe da agitação. Depois da análise, prepare-se para oferecer materiais atrativos em cada caso.

Os foliões estarão à procura de produtos para incrementar fantasias, além de acessórios como suporte para garrafas, copos personalizados etc. Já os retirantes provavelmente estarão em contato com a natureza, então artigos relacionados são sempre bem-vindos.

Mesmo se o seu empreendimento não está ligado diretamente ao nicho, você pode considerar a criação de kits exclusivos para incentivar o cross-selling.

3. Capriche na decoração de sua loja

Imagine a seguinte cena: um cliente fica sabendo que sua loja está com ótimas promoções de carnaval e também oferece produtos relacionados diretamente à folia mas, ao chegar no estabelecimento, se depara com um silêncio fúnebre, nada de confetes, vendedores com baixo astral… Enfim, nenhuma associação festiva. É bem provável que ele se decepcione com a recepção, não é verdade?

Utilize a criatividade para atrair seus clientes e faça com que eles se sintam no clima de festa assim que pisarem em seu estabelecimento. Confetes, marchinhas de carnaval, buzinas a cada venda efetuada…. O céu é o limite! Aproveite.

4. Fique de olho no caixa e no estoque

Muitas lojas criam promoções com o objetivo de aumentar as vendas, mas acabam se esquecendo de avaliar se o estoque dará conta do recado. Como consequência, acabam ficando com as prateleiras vazias antes do período sazonal acabar e deixam de vender por falta de planejamento.

Outro erro comum dos estabelecimentos é oferecer condições muito flexíveis de pagamento, sem conferir se o caixa está devidamente organizado. Antes de realizar muitas vendas a prazo em um curto período de tempo, por exemplo, é preciso garantir que haja capital de giro suficiente para repor o estoque e dar continuidade ao negócio.

O carnaval traz consigo ótimas oportunidades de venda e, se sua loja estiver preparada, usufruirá com maestria da temporada de folia! O importante é se organizar com antecedência para avaliar, inclusive, possíveis mudanças na estratégia, caso haja necessidade.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas no carnaval, que tal se preparar também para lidar com os outros períodos sazonais do ano? O ano de 2018 tem de tudo para ser um excelente ano comercial!