De acordo com a pesquisa Content Trends 2016, mais de 90% de todas as empresas do Brasil investem em redes sociais. Ou seja, é bem provável que todos os seus concorrentes estejam elaborando estratégias para vender mais pela internet.

Além disso, mais de 800 milhões de pessoas curtem posts no Facebook todos os dias. Por que então não atingir uma parte desse tráfego com publicações sobre os seus produtos ou serviços?

Se esses dados te deixaram motivado mas você não sabe muito bem por onde começar, confira este post e descubra o que postar, quando e como conseguir aumentar as vendas utilizando as redes sociais. Boa leitura!

Crie uma persona para descobrir como vender mais nas redes sociais

Criar conteúdo relevante é um conceito muito subjetivo. Mesmo dentro de um público-alvo, existem assuntos que atraem alguns indivíduos e outros nem tanto. Por isso, é muito comum ver empresas de marketing falando sobre a importância da persona, que nada mais é do que a criação de um personagem semifictício que possui as características e preferências mais comuns entre as pessoas que formam o seu público.

Com uma persona bem desenvolvida, os conteúdos tendem a repercutir de forma mais efetiva e isso aumenta a probabilidade de engajamento. Ao adotar a linguagem e a estratégia mais adequadas à sua persona, as chances de que ela seja atraída e decida tomar uma ação (visitar o site, adquirir um produto ou seguir a página da empresa para acompanhar as ofertas) são maiores  pois acontece uma identificação.

Mescle conteúdo e propaganda para obter melhores resultados

Pode parecer incoerente, mas uma página que oferece conteúdo e propaganda tende a vender mais do que aquelas com posts relacionados somente às vendas. Isso acontece porque as pessoas geralmente buscam, nas redes sociais, entretenimento — e não apenas consumo. Assim, a sua página precisa oferecer informações, curiosidades, dicas e outras coisas para mesclar o conteúdo interessante aos posts de “compre já!”.

Se o cliente gosta do conteúdo que sua página oferece, dificilmente ele se sentirá incomodado ao ver alguma publicação com fins comerciais. Afinal, nessa altura, a marca já terá ganho uma certa intimidade para oferecer algo. Empresas que usam as redes sociais somente para vender irritam os usuários e, com o tempo, passam a ser consideradas spam  e, assim, deixam de ser seguidas.

Publique com periodicidade para ter mais alcance

Quanto mais pessoas você conseguir atingir com suas publicações, maiores são as chances de venda, certo? Portanto, uma das melhores maneiras de ganhar público é manter a periodicidade nas publicações. Se na sua estratégia foi definido que os posts devem ser publicados toda terça e quinta, respeite essa regra.

Imagine que um usuário interessado no seu serviço ou no seu produto entre em usa página para procurar novidades  pois sabe que hoje é o seu dia de postar. No entanto, ao entrar, percebe que a publicação mais recente é da semana passada. É bem provável que com o tempo ele perca o interesse e passe a seguir a concorrência, concorda?

Crie publicações vendáveis e mensure os resultados

Todas as dicas anteriores terão sido em vão se na hora de publicar você não souber oferecer seu produto. Crie imagens chamativas e de qualidade, elabore chamadas atrativas e que instruam o cliente sobre o que ele deve fazer, crie links nas publicações que redirecionem para o site e também deixe os contatos disponíveis na descrição.

Utilize ferramentas de gestão para programar as publicações — essa é uma forma de garantir que a periodicidade seja mantida , para mensurar os resultados e, assim, descobrir os formatos de postagens que trazem mais resultado. Elas também podem ser usadas para monitorar o que seus clientes estão achando do conteúdo produzido.

Embora as dicas sejam muito simples, os resultados obtidos por meio delas são muito efetivos e é bem provável que a maioria de seus concorrentes não as sigam. Assim, elas são uma ótima forma de diferenciar-se no mercado e, consequentemente, obter melhores resultados nas mídias sociais.

Você conhece outras dicas que podem ajudar uma empresa a vender mais nas redes sociais? Comente abaixo!