O Big Data em vendas é uma tecnologia que tem ajudado muito, especialmente, o comércio varejista. Na era da transformação digital, com o grande anseio por inovações tecnológicas mais a alta demanda, a quantidade de dados se tornou bem maior. Para termos uma ideia da dimensão disso, estudos apontam que o conteúdo gerado no ambiente digital dobra a cada dois anos!
A esse enorme volume de dados produzidos em nossa rotina, damos o nome de Big Data, atualmente, um termo cada vez mais pesquisado. De maneira geral, sua análise tem como finalidade descobrir correlações desconhecidas, padrões de comportamento escondidos e outras informações extremamente válidas para a melhor tomada de decisão.
Assim sendo, listamos neste artigo quatro das principais vantagens da análise de dados, por meio do Big Data em vendas. Confira!
1. Suporte gerado para a tomada de decisões
Uma das mais relevantes vantagens dessa inovação é a capacidade de interpretar grande quantidade de dados de uma só vez. Assim, com a velocidade que o Big Data em vendas consegue concluir essa análise, uma resposta é apresentada à gestão em tempo significativamente curto.
Outro benefício está relacionado à capacidade de avaliar dados não estruturados. Quando compiladas todas as informações virtuais do mundo que foram criadas nos últimos anos, calcula-se que 90% delas estejam em formatos não estruturados, como mídias sociais, e-mails, documentos de textos etc.
Então, a prática de trabalhar esses dados viabiliza que o Big Data analise conteúdos provenientes de diferentes fontes, o que aumenta sua abrangência.
Concluindo, a competência para interpretar tendências de eventos auxilia os gestores na visualização de situações futuras. Estamos falando de tendências tanto de aceitação de produtos quanto de ordens econômica e climática, por exemplo. Obviamente, tudo isso é de grande valia para que a liderança tome decisões mais acertadas.
2. Criação de buyers-personas mais próxima ao ideal
Com a estratégia bem-definida, torna-se fácil acertar nas escolhas com o intuito de atingir metas de venda e, assim, diminuir os riscos de manter itens parados no estoque, o que certamente traria prejuízos para a empresa.
Entretanto, além de fazer um planejamento estratégico, é preciso estabelecer corretamente o público-alvo com a criação de buyers-personas mais perto do ideal. Nesse sentido, o Big Data ajuda com a reunião concisa das informações dos clientes, sazonalidade e comportamentos de compra. Portanto, o processo torna-se mais simples para a marca e a experiência do cliente será mais satisfatória.
3. Desenvolvimento de um mix de produtos ideal
Essa solução aumenta também as chances de acerto no desenvolvimento de novas mercadorias, e isso faz com que a criatividade e a inovação trabalhem a favor do negócio. Por isso, conhecer os desejos de compra do público-alvo, juntamente ao comportamento de compra, é algo essencial que o Big Data em vendas oferece.
Afinal, desenvolver um mix mais atrativo de produtos, verificar a possibilidade da criação de novos modelos a serem inseridos no mercado e, consequentemente, conquistar resultados positivos com as vendas são os maiores desejos de qualquer empreendedor do setor varejista.
4. Otimização de campanhas publicitárias
Apesar de todas essas vantagens, o uso do Big Data em vendas não se restringe apenas à melhoria das operações. A verdade é que uma de suas maiores aplicações é na ajuda aos gestores com a análise do cliente e dos prospects.
Nesse sentido, as marcas têm a oportunidade de atrair um público muito maior e fidelizar melhor quem já é cliente, com a utilização de métricas para criar perfis abrangentes sobre seus consumidores. Quanto mais elas conhecem a respeito de seus clientes, mais têm a chance de se especializar em conquistá-los, dia após dia.
Assim, com os dados obtidos por meio do Big Data em vendas, é possível aprimorar a estratégia do funil de vendas, realizar mudanças pontuais em seus produtos e serviços, diminuir as taxas de cancelamento e passar a oferecer um atendimento mais completo e especializado.
Se você compreendeu e gostou das vantagens que o Big Data em vendas é capaz de oferecer para a sua empresa, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo a implementar essa inovação tecnológica em seu negócio!