No comércio, a sazonalidade é um ponto importante a ser considerado, tendo como base padrões de resultados — positivos ou negativos — coletados em determinado período de tempo ou em determinada época. A sazonalidade pode prever comportamentos e, assim, indicar quais ações serão mais adequadas, em datas e momentos específicos, para aumentar as vendas.

Se você busca melhorar o desempenho da sua loja, leia este texto até o final. Neste post, você vai entender melhor como lidar com a sazonalidade no comércio e vai saber como aproveitar as variações de consumo durante o ano — em datas comemorativas, por exemplo — para aumentar o índice de vendas.

Preparado? Vamos lá!

O que é a sazonalidade no comércio?

No dicionário, o termo “sazonalidade” refere-se à qualidade do que é sazonal. A definição está relacionada a padrões típicos de determinadas épocas do ano.

No comércio, as pessoas, provavelmente, já estão bem habituadas à expressão, que está ligada a datas comemorativas bastante lucrativas, como Natal e Dia das Mães, ou a estações do ano, por exemplo.

Assim, os lojistas devem estar atentos a essa situação para que sejam capazes de aproveitar oportunidades e de evitar prejuízos, como nos períodos em que o índice de vendas é baixo ou quando há uma diminuição significativa nas vendas.

Como é possível aproveitar as oportunidades sazonais para vender mais?

Agora que você já sabe que a sazonalidade é um item importante para o sucesso do seu negócio, chegou a hora de colocar em prática algumas ações e alavancar suas vendas! Confira algumas dicas:

Aja proativamente e faça um bom planejamento anual

O comércio, assim como a maioria dos segmentos, é uma atividade bastante competitiva. Para se destacar no cenário das vendas, cada vez mais dinâmico e instável, os gestores da área precisam ser proativos e estimular a capacidade de planejamento.

Para garantir a saúde da empresa, mantendo operações sustentáveis ao longo de todo o ano, é extremamente necessário que haja um bom plano de ação. O ato de pensar à frente, considerando possíveis situações e traçando metas para lidar com elas, é essencial para manter seu negócio, evitando que as variações sazonais comprometam a estrutura organizacional.

Entenda o seu público e faça promoções sazonais

O gestor precisa ter um conhecimento profundo sobre as particularidades da empresa e do mercado em que atua. Assim, conhecer as necessidades, os anseios e as preferências do cliente em potencial é muito importante para o sucesso das vendas no comércio.

Aproveite as oportunidades sazonais, principalmente em relação às datas comemorativas, e faça promoções atrativas que tenham a ver com o perfil do seu público, aumentando as chances de sucesso.

Diversifique seu mix de produtos

Para sobreviver a períodos de baixas vendas — ou seja, épocas nas quais a tendência de sazonalidade não é favorável aos produtos principais —, é interessante pensar na diversificação de produtos.

O gestor pode recorrer ao aumento da oferta, optando por itens com mais probabilidade de venda no período. Mas lembre-se: não saia muito do seu ramo comercial e sempre pesquise antes de introduzir um novo produto no seu negócio.

Mantenha um controle efetivo de estoques para evitar prejuízos

Diretamente relacionada à dica anterior, a orientação de gerir os estoques com eficiência é muito útil aos gestores do comércio. Ao lidar com a sazonalidade, é fundamental que o armazenamento de produtos esteja adequado à previsão de demanda para o período. Em casos de uma data comemorativa importante, reforce os estoques. Em tempos de diminuição de consumo, mantenha apenas o essencial.

Agora que você já está mais preparado para lidar com a sazonalidade do comércio, que tal treinar sua equipe para vender mais? Confira as 5 melhores dicas de vendas para a sua loja!