Quem possui uma pequena empresa trabalha no ramo de vendas, seja de um produto ou de um serviço. Para se tornar um bom vendedor é preciso oferecer ao cliente um atendimento satisfatório, o que vai contribuir para evitar uma queda nas vendas, mesmo em tempos de crise.
Neste artigo, listamos alguns dos maiores erros que fazem com que a negociação não seja bem-sucedida e como você pode evitá-los. Continue a leitura e confira!
1. Não ouvir o cliente é um erro que contribui para a queda nas vendas
Se é praticamente só você que está falando, alguma coisa está errada. O seu cliente precisa ter a chance de explicar que tipo de produto ou serviço está procurando e você deve ouvir para atendê-lo da melhor forma possível, oferecendo aquilo que ele precisa.
Assim, faça perguntas ao seu cliente, mas também ouça com atenção o que ele tem a dizer, sem interrompê-lo. Veja quais são as suas necessidades e encontre uma solução.
2. Agir de forma mecânica
Atender o cliente de forma mecânica, como se estivesse repetindo um texto decorado não é o mais indicado. Pelo contrário, é preciso agir naturalmente e conversar com fluidez. Procure treinar diante do espelho, por exemplo.
3. Ser amigável demais
Você pode passar a impressão de ser falso, se agir como se o cliente fosse um amigo que você não vê há muito tempo. Busque sempre se aproximar de seus clientes de forma respeitosa e cortês, mas saiba diferenciar cortesia de excesso de intimidade.
4. Argumentar com o cliente
Se o cliente não concorda com algum ponto colocado por você, discutir pode piorar a situação. Em vez disso, pergunte a ele o motivo de ter determinada opinião e o escute. Você pode aprender muito com isso.
5. Não conhecer o produto
O cliente não quer ouvir as mesmas especificações e qualidades do produto ou serviço repetidamente. Tenha certeza de conhecer a fundo aquilo que pretende vender antes de iniciar o processo de venda.
6. Não ser sincero
Se você está tentando persuadir um cliente a adquirir seu produto ou a contratar seu serviço, primeiramente você precisa mostrar a ele os benefícios que vai ter.
Se você não acredita na qualidade do que tem a oferecer, mas tenta fazer o cliente comprar mesmo assim, existe a possibilidade de ele perceber sua falta de sinceridade e, com certeza, contar para os seus familiares e amigos, o que seria uma propaganda negativa para você e para seu estabelecimento.
Também pode acontecer de o cliente acabar sendo convencido, contudo, provavelmente vai ficar insatisfeito com o produto ou serviço e vai voltar para tentar fazer a devolução ou ser ressarcido. De qualquer forma, o resultado vai ser negativo.
Seja verdadeiro e ofereça ao cliente algo que realmente vá ser útil e vantajoso para ele.
7. Desperdiçar o tempo do cliente
Não aja de forma que o cliente sinta que está perdendo tempo. Seja breve e direto ao fornecer as informações que a pessoa precisa a respeito do produto ou serviço que procura.
Gostou do artigo? Agora que você já sabe quais são os erros que devem ser evitados para que não haja queda nas vendas, conheça as 5 melhores dicas de vendas para seu comércio varejista!