Saber definir o mix de produtos de uma loja não é uma tarefa simples! Para identificar quais os produtos ideais para compor seu mix, o lojista deve entender muito bem o seu público-alvo, suas necessidades e o que ele espera encontrar em lojas varejo.

É preciso que os produtos, peças ou serviços oferecidos estejam em sinergia com a proposta do estabelecimento e alinhados com os desejos dos clientes. Quando os produtos estão de acordo com as necessidades dos consumidores, o aumento nas vendas está garantido! Para otimizar ainda mais as vendas, investir em variedade é fundamental. No post de hoje, mostraremos como você pode aumentar os resultados de sua loja de varejo com de um mix de produtos bem montado. Acompanhe!

Entendendo o público-alvo

É preciso entender muito bem a necessidade de seus clientes, identificando quais são os produtos mais consumidos por eles e o que buscam dentro da sua loja. Ao saber exatamente o que procuram, é possível oferecer um atendimento mais  direto e personalizado, o que certamente criará um diferencial atraente para o negócio. Ao identificar as preferências de seus clientes, é possível diversificar os produtos com maior segurança, oferecendo maior variedade daquilo que eles procuram e se destacando no setor.

Definindo os melhores produtos

Essa talvez seja a parte mais difícil, porém, crucial na hora de diversificar o seu mix de produtos. É preciso substituir todos aqueles produtos que não têm saída, que apresentam baixa procura e que estejam estagnados no estoque. Nesse momento, é indispensável fazer um bom levantamento para identificar quais são os produtos e marcas mais consumidos pelos seus clientes e, principalmente, quais produtos estão mais alinhados com a filosofia do seu estabelecimento. Esse último aspecto é especialmente importante para não atrair um público que, no final, não atribuirá valor ao negócio.

Dessa forma, além de impactar positivamente as vendas, os clientes “certos” terão mais escolhas em uma gama de produtos que ele já consome ou pode passar a consumir.

Analisando a concorrência

Esse ponto é importante, principalmente para verificar como seus concorrentes estão promovendo seus produtos, quais itens estão oferecendo e como estão, de uma forma geral, cativando seus clientes. É preciso analisar todos esses pontos para saber se você está deixando de investir em uma estratégia melhor e para ter novas ideias que possam integrar seu mix de produtos.

Depois de analisar alguns concorrentes, seu negócio estará pronto para oferecer um diferencial atraente tanto para o consumidor, seja em forma de promoções, oferta de novos produtos de uma marca já conhecida ou apresentação de novas marcas, tendo sempre o cuidado de escolher produtos alinhados com a necessidade real de quem frequentará a loja!

Nenhum lojista gosta de ver o estoque parado: isso representa prejuízos e baixa lucratividade. Para evitar essa situação, é preciso escolher seus produtos com base nos interesses de seu público-alvo, considerando também quais são os produtos mais comercializados e realizando uma análise de seus concorrentes para saber se sua loja está alinhada com o mercado.

E você, como está fazendo para diversificar os produtos do seu mix? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com a gente!