O propósito de qualquer empreendedor é conquistar melhores rendimentos, isso é fato. Nesse sentido, aumentar o ticket médio, um indicador sólido dos resultados, passa a ser também um objetivo relevante para o negócio.
Quando falamos sobre aumentar o ticket médio, pensamos logo em expandir o número de consumidores. Contudo, esse método é o mais difícil de ser estabelecido no curto prazo, apesar de ser claramente efetivo. Porém, algumas estratégias simples são capazes de fazer o gasto médio dos seus clientes avolumar de maneira mais rápida.
Neste artigo, abordamos as principais dessas estratégias para ajudar você a conseguir aumentar o ticket médio da sua loja. Vamos lá?
Conceder descontos ou gratuidade em fretes
Estipule uma quantia mínima para dar descontos ou frete grátis. Suponhamos que a sua empresa tenha um ticket médio de 80 reais. Nesse caso, você pode estabelecer o valor mínimo para ter direito ao frete grátis em 100 reais no fechamento de vendas. Assim, os clientes verão vantagem no custo da compra, pois poderão poupar o dinheiro do frete.
Melhorar o mix de produtos
A ideia é incluir produtos complementares ou relacionados em um mix com um preço promocional. Essa é uma ótima maneira de atrair compradores e aumentar o ticket médio, pois, além do preço ser menor do que o dos produtos vendidos separadamente, sua empresa ainda tem a chance de aproveitar para circular um produto que não teria tanta rotatividade por si só.
Oferecer cortesias
Dar presentes, como sacolas ecológicas, canecas, necessaires e bolsas térmicas, é um excelente recurso para levar a pessoa a comprar mais unidades. Assim, ela pode se tornar um cliente frequente e você pode conseguir estreitar o relacionamento com seus clientes.
Existem também outras possibilidades para incentivar a compra que o consumidor entende como cortesia, como oferecer um terceiro item grátis na compra de duas unidades ou criar um mix — alternativa que, como dissemos, ajuda a aumentar a saída de produtos com giro médio baixo.
Ter produtos com edição limitada
Um gatilho antigo, mas que continua funcionando muito bem, é criar um senso de urgência. O contratempo aqui é que o efeito é de curta duração pela própria natureza da ação, ou seja, será difícil manter as vendas e aumentar o ticket médio por um período mais significativo.
Disponibilizar cartões de presente
Essa é uma estratégia incrível para que o cliente se sinta valorizado e compre ainda mais. Por exemplo, a cada 200 reais em compras ele ganha um cartão de presente de 20 reais.
Entretanto, a probabilidade de ele entrar na loja somente para gastar esse valor é mínima. Além disso, será mais difícil encontrar um produto com esse preço, dependendo de seu setor de atuação. Dessa forma, ele desembolsará um valor maior para fazer a compra.
Por fim, com algumas estratégias simples é possível manter o ticket médio em alta, fazendo com que o cliente se sinta valorizado, saia do seu estabelecimento com as sacolas cheias, se fidelize e retorne com frequência. Aumentar o ticket médio tem uma relação direta com a saúde financeira da empresa — quanto maior ele for, maiores serão as suas vendas e melhores serão os seus resultados.
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