Um dos pontos positivos das campanhas de marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados de forma certeira. Para isso, cada ferramenta tem seu recurso. Na rede de Mark Zuckerberg, o Facebook, esse código de programação foi apelidado de pixel.
Para ajudá-lo a mensurar as campanhas na mídia social mais popular do mundo, reunimos neste post algumas das principais informações sobre o assunto. Confira, a seguir, o que é pixel do Facebook, e ainda sua importância e seus benefícios para o varejo. Boa leitura!
O que é pixel do Facebook?
O pixel do Facebook é um código de programação instalado em sites, landing pages e páginas internas — dependendo do objetivo da campanha — para medir a eficiência de uma estratégia de marketing.
Na prática, o recurso permite que o anunciante entenda quantas conversões cada anúncio produz e qual a proporção de visitantes que efetuam compras para, com isso, elaborar testes e aumentar a eficiência dos anúncios.
Por que o pixel é importante para o varejo?
Uma metáfora utilizada por algumas referências do marketing digital, como Samuel Pereira (do Segredos da Audiência), explica a função do pixel de forma interessante: para ele, o recurso se assemelha ao porteiro de um prédio.
Sua intenção não é barrar os visitantes do prédio, mas ele deve identificar cada pessoa que tenha interesse de entrar nele. Para o varejo, essa identificação é fundamental. Isso porque, por meio dela, é possível:
- entender o comportamento do consumidor;
- elaborar campanhas de remarketing;
- mensurar a eficiência e controlar a qualidade dos anúncios;
- oferecer produtos mais alinhados com as necessidades do público.
Quais são as vantagens do pixel do Facebook?
Algumas vantagens reforçam o valor do recurso. A seguir, apresentamos três delas.
Feedback instantâneo
Enquanto com as mídias tradicionais só permitem mensurar os resultados de uma campanha após um determinado período de veiculação, com o pixel do Facebook, o anunciante recebe feedback em tempo real sobre seus anúncios.
Isso significa que, na prática, um anúncio que não traz bons resultados — de acordo com o retorno do público — pode ser identificado já nas primeiras horas de veiculação. Assim, pode-se tirá-lo de circulação antes mesmo de ele consumir mais verba.
Aumento de vendas
Com acompanhamento diário e em tempo real dos anúncios, é possível entender quais materiais e quais segmentações trazem maior taxa de conversão em vendas. A partir disso, o anunciante pode realocar os investimentos para os anúncios que estão com melhores taxas de conversão e aumentar as vendas consideravelmente.
Ofertas personalizadas
O Facebook oferece muitas combinações para montar a segmentação. No entanto, sem dúvida, com o pixel é possível criar um segmento ainda mais alinhado. Afinal, oferecer um anúncio com o produto que o lead acabou de visitar pode ser uma ação personalizada certeira para fechar um negócio.
Agora que você já sabe o que é pixel do Facebook, quais suas vantagens e por que deve começar a utilizá-lo, que tal entender um pouco mais sobre técnicas de negociação para potencializar ainda mais as vendas da sua empresa? Boa leitura!