A expansão do comércio em varejo trouxe novos desafios para o empreendedorismo no país. No Brasil, boa parte dos ganhos que acontece no comércio está nas vendas em pequenas quantidades. No entanto, a logística no varejo se impõe como um grande desafio aos empreendedores do setor.

Apesar de constantemente deixados de lado, os custos e atribuições logísticos são fundamentais para qualquer negócio. Comumente entendemos que apenas o setor industrial trabalha com esse tipo de tarefa, mas esquecemos que a organização da loja, compra de produtos e planejamento de estoquetambém faz parte da gestão logística.

Neste artigo vamos falar sobre a logística no comércio varejista brasileiro. Apontaremos questões como transporte de cargas, segurança dos produtos, sistemas de armazenagem, gestão de estoque, entre outros tópicos relacionados. Acompanhe!

A importância da logística no varejo

A logística é uma atividade estratégica tanto para o setor industrial quanto para o comércio varejista. Isso se dá pelo fato de as atividades logísticas contemplarem do transporte e armazenamento da matéria-prima ao posicionamento da mercadoria nas prateleiras.

Uma empresa que quer crescer precisa, necessariamente, manter constante controle sobre os processos logísticos internos e de fornecedores. As estratégias de entrega empregadas pela indústria afetam a forma como o cliente final receberá a mercadoria, ou seja, como o varejista entregará o produto ao seu comprador.

Estratégias disfuncionais tendem a aumentar o custo do negócio, exigindo a criação de grandes estoques e aumentando o preço da mercadoria para o consumidor final. Essa prática pode tornar o crescimento de uma empresa inviável. Por isso é importante gerir o trânsito dos produtos, evitando que a logística deixe de ser uma base funcional do negócio e se torne um gasto insustentável.

Mas independentemente dos custos logísticos, o transporte, armazenamento e conservação dos produtos sempre será necessário.

O funcionamento da logística de varejo

Todo comércio varejista precisa abastecer suas mercadorias o mais rápido possível ou até mesmo de forma imediata. Por esse motivo, muitas companhias se unem para conseguir estruturar uma boa cadeia de abastecimento para seus empreendimentos.

Tal estrutura, criada para suprir as necessidades do mercado varejista, ajuda o varejo a operar, funcionando como um ponto de contato entre fornecedor e estabelecimento, de modo a saber onde e quando os itens chegarão, para que se possa realizar uma gestão de estoque otimizada. Isso evita problemas relacionados à falta de produto nos estabelecimentos de comércio varejista, bem como a necessidade de estoques.

Ao mesmo tempo, por se tratarem de produtos que são comercializados em pequenas quantidades, é interessante investir em um sistema de segurança no transporte, com pesquisas sobre as ruas e estradas, a fim de obter informações para uma gestão de itinerários precisa. Essa é a garantia para um transporte mais seguro dos produtos para os estabelecimentos.

A cadeia de transporte

A cadeia de transporte no comércio de varejo é conhecida por ser ágil e ter um controle maior na produção, podendo ser considerada uma grande solução de problemas para os empreendedores da área. Contudo, para que tal suporte se realize plenamente, a organização deve sempre ter os processos especificados, para que haja um controle total da produção que será vendida como mercadoria nas lojas varejistas.

Dessa forma, a anotação das vendas em planilhas ou softwares especializados são uma boa pedida para calcular o fluxo de saída da mercadoria e a necessidade de reposição. Isso faz com que os pedidos de compra possam ser emitidos antes dos produtos ficarem esgotados, salvando o varejista de perder alguma venda.

A tecnologia como aliada da logística de varejo

Na logística de varejo, é necessário que a tecnologia funcione como aliada dos processos de organização e gestão. Por essa razão, é fundamental que haja investimento em um sistema de gestão de alto nível, capaz de contribuir com processos como os referentes a:

  • controle de entradas e saídas;
  • gestão de estoque;
  • gestão da entrada e saída de produtos;
  • cadastramento de clientes e opções de pagamento.

Citus é um exemplo de software que abarca essas funções. Nesse caso, é importante analisar as opções no mercado e selecionar aquela que mais se adéque a sua empresa, sempre lembrando de comparar funções e custos de cada solução.

O estoque de mercadorias

Para o varejista, a melhor maneira de gerir sua mercadoria é mantendo a compra baseada na demanda. Afinal, nada pior do que ter um item parado na prateleira por meses a fio, sem aparecer ninguém interessado no produto.

Logo, é essencial que a compra seja controlada, só assim é que podemos evitar desperdício e ocupação de espaço de maneira desnecessária. Entretanto, para fazer isso é preciso saber, exatamente, qual é o fluxo de venda da loja e se preparar de maneira estratégica para responder à clientela mensal sem sobrar e nem faltar produtos.

O sistema de armazenagem da logística no varejo

O principal desafio logístico que fica 100% por conta do varejista é a armazenagem dos produtos recebidos. Nesse caso, a prática precisa proteger a mercadoria, deixando-a preservada e facilitando sua distribuição.

Trocando os termos, mas falando a mesma coisa, o comerciante ao receber os produtos deverá organizá-los nas prateleiras de modo que eles fiquem expostos, chamando a atenção dos clientes, e sejam conservados, ou seja, não corram risco de serem danificados por causa da armazenagem.

A distribuição dos produtos na loja é uma parte estratégica do negócio, já que ao mesmo tempo em que precisamos proteger os produtos, eles devem estar chamativos e acessíveis à clientela.

O treinamento de funcionários envolvidos na logística

Não se deve tampouco negligenciar a importância de treinamento para os funcionários. Se feito de forma adequada, o treinamento faz com que os colaboradores consigam lidar com a dinâmica do negócio para que o andamento do comércio de varejo seja mais ágil. O treinamento também permite que a substituição de um empregado ocorra de forma ágil, evitando prejuízos.

Assim como o comércio de atacado, também o comércio de varejo pode ter um sistema de logística dinâmico e eficiente, evitando prejuízos e otimizando suas vendas.

Como muitos itens vendidos nesses estabelecimentos são feitos para consumo imediato, a logística no varejo deve ser organizada, com o maior cuidado e planejamento para que não ocorram problemas de falta de produtos nas lojas ou mercadoria parada.

Se restou alguma dúvida ou se você quer ajuda na contratação de um software para facilitar sua gestão, entre em contato com a gente. Nós estamos a sua disposição para ajudar no que for necessário!