Ser um empreendedor de sucesso não é uma tarefa fácil, e nem por um momento pense o contrário. São muitos os fatores externos à empresa que tornam essa atividade complexa, um verdadeiro desafio. Além disso, é preciso conduzir adequadamente os recursos internos.

Mas com as ferramentas e táticas corretas tudo pode ficar mais viável. É preciso se capacitar, integrar tecnologias que deixem seu empreendimento um passo à frente da concorrência, manter o foco em resultados estratégicos e trabalhar duro!

Pensando nisso criamos um conteúdo especialmente para você. Hoje, vai descobrir o que é preciso para ser um empreendedor de sucesso. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Monitorar o ambiente externo

Toda empresa está inserida em um ecossistema grande e complexo, então deve-se acompanhar sempre as mudanças externas. Hoje, por exemplo, é possível falar em indústria 4.0 — a nova revolução industrial — em que a inteligência artificial, o grande processamento de dados e a automação dos processos têm se tornado essenciais.

Para tanto, uma ferramenta que já é amplamente utilizada é a matriz S.W.O.T., acrônimo de: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

Com essa ferramenta, faça um monitoramento do seu segmento de atuação (utilizando pesquisas na internet, técnica de clipping, etc.) e tente dividir as principais transformações em oportunidades ou ameaças. Depois, busque aproveitá-las para crescer.

Investir na automação comercial

Grosso modo, a automação é o processo pelo qual as máquinas ou sistemas assumem alguns processos que eram feitos de forma manual. Isso garante uma série de benefícios para o empreendimento, tais como: agilidade, assertividade e segurança.

Nesse sentido, os sistemas comerciais são as ferramentas mais importantes. Com eles, é possível exercer controle sobre os custos e recursos diários, garantir processos eficientes, vendas saudáveis e o acompanhamento da evolução da empresa — sem alimentar planilhas.

Definir OKRs que balizem seu crescimento

Por muito tempo se definiu as metas no modelo S.M.A.R.T, acrônimo de specific (específica), measurable (mensurável), attainable (alcançável), relevant (relevante) e time-based (temporal). Hoje, no entanto, utiliza-se a técnica de OKR (Objectives and Key Results).

Essa técnica consiste em definir um objetivo maior e, em seguida, uma série de resultados menores (mensuráveis) que devem ser conquistados. Esses resultados devem servir como um passo a passo para o grande objetivo. Veja um exemplo:

Objetivo: dobrar o lucro da loja

  • KR 1: aumentar o ticket médio para R$380,00
  • KR 2: reduzir o churn rate de 5%
  • KR 3: reduzir custos operacionais em 25%

Gerenciar o fluxo de caixa

Na nação verde-amarela, de cada dez empresas, seis fecham antes de completar cinco anos de atividade. Esse número é assustador, mas reflete a falta de planejamento — especialmente financeiro — de muitos empreendedores. Por isso, é preciso controlar o caixa.

A gestão de fluxo de caixa busca projetar para momentos futuros todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, garantindo que honre seus compromissos e tenha um maior controle do seu patrimônio. Para isso, mais uma vez, é importante contar com um bom sistema de gestão.

Esses são alguns dos aspectos mais importantes para construir um empreendimento lucrativo e sustentável. Ao aplicá-los, estará um passo à frente da sua concorrência.

E ainda não acabou! Um empreendedor de sucesso precisa de um time capaz de se comprometer e entregar resultados exponenciais. Então, não deixe de ler esse post: 5 melhores práticas para ter um time campeão!