O ano de 2016 foi bastante desafiador para o varejo. Com toda a turbulência econômica e política vivenciada no país, muitos lojistas tiveram que usar a criatividade para manter as vendas e suas lojas ativas. A boa notícia é que 2017, segundo a Revista Varejo S.A., tem grandes chances de ser melhor para o varejo do que foram os três últimos anos.

Mas para que toda essa expectativa positiva seja real, não basta apenas que haja uma baixa na inflação e uma maior credibilidade política: é necessário fazer investimentos e ficar atento às novidades. E para ajudá-lo nessa missão, listamos as 4 tendências do varejo para 2017. Confira!

1. Investimento em marketing de relacionamento

Exigir exclusividade do cliente em um mercado cada vez mais amplo e diverso tornou-se um desafio muito difícil de ser superado.

Como existe toda uma pluralidade de marcas e de preços disponíveis a um clique das mãos, o varejo precisa investir em estratégias de marketing de relacionamento para criar autoridade para uma marca, fazer com que cada vez mais pessoas a conheçam e, ao se relacionarem com ela, sintam-se satisfeitas.

Criar fãs para uma marca é um dos maiores objetivos do marketing de relacionamento, pois quando uma loja os tem, o retorno à compra e a divulgação dos produtos comercializados torna-se recorrente.

2. Uso das redes sociais

Que a internet mudou muitos dos nossos hábitos de consumo não há dúvidas. E sendo este o cenário do mercado, os lojistas que ainda não se fazem presentes no mundo virtual precisam começar imediatamente a investir nele.

Para isso, não há a necessidade de fechar a sua loja física ou muito menos de abrir um e-commerce. A grande tendência para 2017 é a de usar as redes sociais e aplicativos como o WhatsApp para divulgar os produtos, criar mais proximidade com o consumidor, vender por meio de depósitos ou de transferências, e entregar os produtos pelos Correios.

3. Foco na experiência do consumidor

Qual o seu nicho de mercado? O que o seu público-alvo deseja e o que o seu comércio pode fazer para satisfazê-lo? Responder a essas perguntas é essencial para que uma loja comece a investir na experiência do consumidor. Mas quais são as boas práticas que devem ser adotadas para que o foco esteja em proporcionar a melhor interação com o cliente?

A resposta está na interatividade nos pontos de venda, na automação de sistemas que permitam a satisfação do cliente, na integração entre diversos canais de compra para facilitar o acesso aos seus produtos, dentre outras atividades.

4. Entregas rápidas

O varejo percebeu que uma grande vontade do consumidor, tanto nas vendas online quanto nas físicas, é a de que a entrega dos produtos comercializados seja feita rapidamente. Portanto, esse é um grande diferencial que as empresas podem — e devem — oferecer aos clientes.

Mas muito cuidado antes de sair divulgando uma entrega em poucos dias. Antes de atender a esse desejo, é preciso analisar a infraestrutura do comércio e compreender se a possibilidade é viável em termos de logística e de estoque.

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