Muitos empreendimentos com excelente potencial de desempenho acabam tendo os seus resultados diminuídos quando não conseguem controlar adequadamente a entrada e saída dos produtos. Dentro dessa realidade, adotar um sistema de gestão de estoque pode ser uma solução bastante estratégica.

Esse tipo de sistema permite ter muito mais controle sobre o acervo, evitando o desabastecimento e contribuindo para o sucesso em qualquer segmento do mercado. Ficou interessado? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos sobre esse tema a seguir:

Emissão de relatórios periódicos

O sistema de gestão de estoque também emite relatórios periódicos sobre o acervo. Por meio dessa funcionalidade, você pode saber se os seus produtos estão efetivamente na sua empresa, se já foram enviados para os clientes ou se alguma devolução pendente ainda não foi completamente efetuada, por exemplo.

Isso é fundamental quando você trabalha com um volume elevado de mercadorias, pois, sem um controle rigoroso, você pode abrir brecha para erros e retrabalhos. Seu negócio pode até mesmo ficar mais suscetível a multas ou perda de credibilidade diante dos clientes, dos parceiros e no próprio segmento.

Aviso de estoque mínimo

Uma das melhores funcionalidades de um sistema de gestão de estoque é que ele emite um alerta de estoque mínimo. Isso é excelente para empresas que lidam com um volume grande de produtos, pois minimiza o risco de algum deles acabar, causando a falta de determinado artigo na hora em que você mais precisar.

Um cliente que se desloca até sua loja em busca de uma mercadoria e não consegue encontrá-la certamente buscará um concorrente. Com o aviso do programa, você garante que isso não ocorra e também tem a possibilidade de fazer pedidos antecipadamente ao fornecedor, negociando melhor os preços.

Maior controle dos pedidos

Outro benefício do sistema de gestão de estoque é que esse processo confere muito mais controle aos pedidos, pois centraliza essas informações de maneira simples e fácil de ser checada. As datas da solicitação ao fornecedor e o prazo de entrega das mercadorias estarão organizados ali, a poucos cliques da sua equipe.

Na continuidade desse processo, o sistema também aponta se a sua encomenda foi entregue no prazo ou se houve algum tipo de atraso, bem como demonstra se o fornecedor mandou tudo o que foi solicitado ou se algo ficou pendente. Assim, você também sabe quais parceiros estão sendo eficientes e quais estão deixando a desejar.

Geração automática de nota fiscal

Nos dias de hoje, estar de acordo com a legislação vigente é simplesmente fundamental para um empreendimento que anseia pelo sucesso. Diante dessa realidade, a adoção de um sistema de gestão de estoque pode ser bastante interessante, pois ele contribui para que o seu funcionamento seja mais adequado.

Com a adoção do sistema, todas as operações de entrada e saída do seu acervo serão controladas minuciosamente. As Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) serão geradas automaticamente, tornando o confronto de informações pelo Fisco e pela empresa ainda mais simples.

Depois de ler esse texto, ficou mais claro porque você precisa apostar em um sistema de gestão de estoque? Gostou do conteúdo? Então siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook e no LinkedIn — e fique por dentro de mais informações como essas!