Atrair o cliente para o ponto de venda e diferenciar o seu produto ou serviço das demais opções disponíveis no mercado são dois dos grandes desafios enfrentados por quem almeja aumentar os lucros do seu negócio.
Se esse também é o seu caso, entender o que é visual merchandising e aplicar esse conceito à sua empresa pode ser uma excelente forma de driblar a crise, dar uma rasteira na concorrência e tornar a sua loja em uma verdadeira máquina de vendas.
Confira como funciona o visual merchandising e o que a aplicação dessa técnica tão importante pode fazer pelo sucesso do seu negócio.
O que é visual merchandising
Basicamente, a estratégia consiste em promover a venda de produtos ou serviços a partir do uso de ferramentas e artifícios que valorizam a estética do ponto de venda, encantam os sentidos humanos e evidenciam o que se deseja vender. Nessa hora, tudo que a vista alcança deve ser levado em consideração. Vitrine, fachada, layout da loja, decoração interna: nada escapa do visual merchandising.
Conheça, a seguir, três benefícios que o visual merchandising pode proporcionar ao seu negócio.
Atrair mais clientes até a loja
Esse é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens proporcionadas pelo visual merchandising! Uma fachada bem estruturada e uma vitrine bonita são essenciais para comunicar os principais atributos da sua marca, dialogar com o cliente e atrair a atenção daqueles que verdadeiramente se interessam pelo que se pode encontrar no interior da loja.
Em se tratando da montagem da vitrine, investir em uma boa iluminação e definir uma paleta de cores compatível com a identidade visual adotada pela marca são duas boas dicas. Se você deseja ousar ainda mais e esquentar as vendas, promover ações e eventos que convidem pessoas ao interior da loja também pode ser um bom investimento.
Otimizar a circulação interna
Poucas coisas são tão desconfortáveis quanto ir às compras em uma loja apertada ou cujos corredores estão sempre cheios de móveis, dificultando a circulação de pessoas. É nesse contexto que o layout da loja assume fundamental importância.
Seja qual for o tamanho do seu estabelecimento comercial, um bom layout é capaz de conduzir o cliente mesmo na ausência do vendedor, além de organizar e evidenciar peças que merecem destaque, impulsionando a compra. Uma boa dica é manter os produtos mais procurados no fundo da loja, fazendo o consumidor passear por toda a extensão do local até encontrar o que procura.
Agregar valor à marca
Você já passou por alguma loja e teve a impressão de que os itens vendidos eram caros e luxuosos mesmo sem ter perguntado o preço? Se você é como a maioria das pessoas, é provável que tenha respondido que sim.
O visual merchandising é um dos grandes responsáveis por esse fenômeno. Através de estímulos visuais, ele influencia a percepção que o consumidor tem acerca da loja e, se bem utilizado, agrega muito valor à marca, posicionando-a como mais ou menos sofisticada, mais ou menos moderna etc.
Para além da fachada, vitrine e decoração, uma boa sacada é usar o ponto de venda para proporcionar experiências que surpreendem o cliente ao oferecer muito mais do que o esperado, seja por meio da distribuição de brindes, da realização de degustações ou, até mesmo, de atividades interativas.
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