Você sabia que, para ter sucesso em vendas, é necessário investir na experiência do cliente? Fazer com que o consumidor tenha uma percepção positiva em toda a jornada de compra é fundamental para satisfazê-lo e fidelizá-lo.
Em tempos de alta competitividade, conquistar um comprador exige muito mais que produtos de qualidade e preços adequados. Hoje, o consumidor quer se sentir único e especial, e superar as expectativas dele é o melhor caminho para ganhar vantagem sobre a concorrência e vender mais.
Quer saber como a experiência do cliente impacta nas vendas e conhecer algumas formas de melhorá-la? Continue a leitura e veja!
O que é experiência do cliente?
A experiência do cliente é a maneira como o consumidor percebe os produtos e serviços da sua empresa. Todas as interações dele com o negócio — seja direta seja indiretamente — e as emoções que esses contatos despertam fazem parte da experiência do cliente.
Sabe quando você recebe um atendimento espetacular em uma loja e sente a necessidade de compartilhar esse sentimento com os amigos? A experiência de quem ouve o relato já inicia nesse instante, mesmo sem ter contato direto com a empresa.
Portanto, além de garantir a satisfação do consumidor, proporcionar bons momentos a ele pode fortalecer o relacionamento, render indicações a novos compradores e ainda incentivar uma propaganda boca a boca positiva.
Como as vendas influenciam na experiência do cliente?
Em um atendimento de qualidade, o vendedor precisa criar conexões emocionais para compreender a jornada do consumidor, oferecer produtos adequados às suas necessidades e entregar o melhor serviço possível a fim de satisfazer o comprador.
Todos esses cuidados durante as interações contribuem para uma percepção positiva sobre a marca. É por isso que o processo de vendas é peça-chave quando o assunto é experiência do cliente.
Como melhorar a experiência do cliente?
O primeiro passo é entender o comportamento do cliente e deixar todo processo de vendas focado nele. Isso garante estratégias mais adequadas ao seu público. Depois disso, é só aplicar as dicas que vem a seguir.
Ouça o cliente
É comum que o vendedor ignore as falas do consumidor com o intuito de agilizar o fechamento do negócio. No entanto, esse é um erro clássico que prejudica a experiência do cliente. Isso porque, no final das contas, o comprador pode ir embora insatisfeito por levar algo que não será útil.
Por essa razão, ouvir o consumidor é fundamental. É por meio do discurso do comprador que você entenderá as necessidades dele, a fim de oferecer soluções que realmente resolvam seus problemas.
Otimize a comunicação
Manter um bom diálogo é fundamental para transmitir credibilidade e envolver o consumidor. Nesse processo, utilizar a comunicação S.C.O.T — sigla para segurança, clareza, objetividade e transparência — é uma boa alternativa.
A técnica consiste em usar esses quatro elementos com o objetivo de interagir com o consumidor e criar uma conexão de confiança. Isso facilita a venda e deixa a experiência do cliente mais rica.
Personalize as interações
Quem não gosta de ser chamado pelo nome e perceber que está recebendo um atendimento único e diferenciado, não é mesmo? A personalização das interações é uma forma de valorizar o comprador e fazê-lo se sentir importante — e ele realmente é! Por essa razão, individualize o tratamento para criar a sensação de que o serviço foi feito sob medida!
Invista no atendimento pós-venda
Alguns dias após a compra, entre em contato com o consumidor para saber sobre a satisfação dele em relação ao produto adquirido e ao atendimento. Isso demonstra uma preocupação com o bem-estar do comprador, e isso ajuda a estreitar o relacionamento.
Além do mais, essa é uma oportunidade para obter feedbacks valiosos sobre a qualidade dos seus serviços. Com base nas informações obtidas, você consegue trabalhar na melhoria contínua e oferecer um atendimento cada vez mais adequado.
Investir na experiência do cliente é uma boa forma de satisfazê-lo, fidelizá-lo e ainda conquistar indicações espontâneas. O atendimento em vendas tem papel fundamental nesse processo. Portanto, utilize todas as dicas para garantir momentos inesquecíveis ao comprador e veja os resultados na prática.
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