Alguns mitos são reforçados pelos ditados populares e podem impedir que novas oportunidades de negócios sejam conquistadas ou que as vendas no varejo cresçam.
Para evitar que isso aconteça com sua loja, separamos os 5 principais mitos e indicamos formas de eliminá-los.
1. O olho do dono é o que engorda o gado
O proprietário tem uma função chave nos negócios ao definir a estratégia, criar processos, delegar atividades e definir formas de controle. Porém, ao ser muito presente na loja, o empreendedor pode acabar trocando o foco nos resultados pelas tarefas que poderiam ser realizadas por qualquer funcionário.
A dica é investir em um bom sistema de gestão que automatize a emissão de notas, controle financeiro e de estoque, além de permitir que você acesse os dados da loja em qualquer lugar e a qualquer momento.
2. O cliente tem sempre razão
O cliente só tem razão quando sabe o que precisa de fato, caso contrário você precisa ajudá-lo a decidir sobre aquilo que é melhor para ele.
Segundo uma pesquisa da Corporate Executive Board, apenas 57% da trajetória de compra do cliente é completada antes do comprador falar com o vendedor. Logo, ele ainda pode ser convencido sobre produtos que são mais adequados para seu perfil.
Por isso, treine sua equipe para ajudar o cliente a descobrir aquilo de que ele precisa, caso contrário ele poderá se arrepender e nunca voltar a comprar de você.
3. Vender é uma arte
Acreditar que vender depende de habilidades que nascem com a pessoa é admitir que você não pode cobrar resultados melhores, nem ajudar o vendedor a atingir suas metas.
Contudo, se você observar, verá que as melhores vendas no varejo são feitas por aqueles que descobrem as técnicas, argumentos e modos mais eficientes de apresentar os produtos aos clientes.
Logo, invista em treinamento para sua equipe, faça reuniões para facilitar a troca de experiência entre seus vendedores e ofereça materiais e tecnologias que os ajudem a melhorar o desempenho nas vendas.
4. Quanto mais gente melhor
É bem verdade que quanto mais visitantes sua loja atrair, maiores serão as chances de apresentar seus produtos, sugerir testes e experiências e destacar os seus diferenciais em relação aos seus concorrentes.
Contudo, há uma capacidade máxima de atendimento de sua equipe de vendas que precisa ser respeitada. Caso contrário, o potencial cliente terá uma péssima experiência de compra no interior de sua loja e poderá falar mal dela para outras pessoas.
5. Quanto menor o preço, mais vendas!
Esse é um mito parcial! Afinal, a percepção de preço pode variar conforme a expectativa do cliente com um produto. Ou seja, em alguns momentos, preço menor pode representar mais vendas, em outros pode atrapalhar as vendas.
Por exemplo, se sua loja oferece produtos exclusivos e ligados à percepção de status social, então ter uma política de preços baixos ou de ações promocionais, completamente desassociada de campanhas de fidelização personalizadas, poderá espantar os clientes. A razão é que a pessoa espera a limitação de poucos itens por pessoas e promoções tendem a atrair muitas pessoas e dar a sensação de muitos itens disponíveis.
O contrário também é verdadeiro. Oferecer exclusividade e altos preços para quem procura quantidade e redução de gastos também poderá fazer sua empresa perder clientes.
Para driblar essa situação procure mapear o que a pessoa espera obter ao comprar seus produtos e qual é preço justo que ela espera pagar. Certamente você irá se surpreender ao descobrir que poderia lucrar muito mais, apenas por adequar seus preços a essa percepção!
Você conhece outros mitos relacionados a vendas no varejo? O que acha deles? Conte para nós sua opinião nos comentários!