Sabe aqueles empreendedores que parecem sempre estar um passo à frente dos demais? Lançam produtos inovadores, mantêm um relacionamento de longo prazo com os clientes, aproveitam todas as oportunidades? Pois bem, eles se utilizam da inteligência competitiva para desenvolver um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado e suas próprias empresas.

Você gostaria de ser como eles? Então saiba como utilizar a inteligência competitiva para aumentar suas vendas!

O que é inteligência competitiva?

A inteligência competitiva, também chamada de inteligência de mercado ou business intelligence (BI) é um conjunto de processos que permite à sua empresa coletar, processar e analisar uma quantidade enorme de dados e extrair deles conhecimento aplicável ao seu negócio.

Esses processos são suportados por ferramentas tecnológicas, como sistemas de gestão de clientes (CRM), gestão de estoques e gestão financeira. Integrando essas soluções, você confronta os dados vindos de todas as áreas da empresa com dados externos a ela, reunindo uma base confiável de informações que podem ajudar a direcionar suas estratégias de marketing e vendas para melhorar os resultados.

Que tipo de informações a inteligência competitiva traz?

Com a inteligência competitiva, você é capaz de analisar o posicionamento de mercado dos seus concorrentes, descobrir que tipo de ações de marketing eles utilizam para atrair e fidelizar clientes e como eles formam seus preços de venda, por exemplo.

Você também identifica hábitos e comportamentos de compra dos seus consumidores, preferências, dificuldades e desejos, o que auxilia no desenvolvimento de novos produtos e também na comercialização dos já existentes, selecionando com maior precisão os canais de distribuição e as estratégias de marketing.

Através da análise de dados, você ainda se antecipa a cenários e tendências econômicos ou mercadológicos, como crises, podendo agir proativamente para proteger seus negócios. Nos cenários favoráveis, você chega antes dos concorrentes e se torna o pioneiro, conquistando uma fatia de mercado maior.

Como a inteligência competitiva vai te ajudar a vender mais?

Quando você conhece seus concorrentes e as estratégias que eles utilizam, pode desenvolver elementos de diferenciação que destaquem seu varejo no mercado, como ajustar sua margem de lucro para se tornar mais competitivo; realizar promoções para atrair novos clientes e criar programas de fidelidade para reter aqueles consumidores que já conhecem sua marca.

Outra vantagem que a inteligência competitiva traz é em relação aos consumidores. Quando você sabe o que eles querem e quando querem, fica mais fácil comercializar os produtos de maior demanda e otimizar suas estratégias de marketing e vendas para potencializar o seu faturamento.

A gestão de riscos é outro fator que fica sob controle quando você tem inteligência competitiva. Prevendo os acontecimentos do mercado, você evita ser pego de surpresa por oscilações cambiais, entrada de novos concorrentes ou redução das vendas pela sazonalidade.

Por fim, com inteligência competitiva você toma decisões com mais certeza dos resultados que virão. O feeling abre espaço para a análise de dados, que permite saber, com maior precisão, quais são os melhores caminhos para o seu empreendimento.

Você pensava que a inteligência competitiva poderia facilitar tanto as vendas? Consegue ver outros benefícios dessa estratégia? Deixe seu comentário!