As empresas do varejo dependem muito de um controle de estoque adequado a fim de evitar desperdícios e gastos excessivos. Um acervo bem controlado, vale dizer, permite que o gestor ou dono do negócio mantenha o nível de satisfação do cliente elevado, já que não faltarão produtos para atender às eventuais demandas.
Problemas na sua gestão de estoque no varejo? Acerte no seu monitoramento! Confira 6 dicas valiosas!
1. Faça uma boa previsão de demandas
O gestor deve ter controle sobre a saída de produtos do estoque e deve saber quais produtos são mais procurados pelos clientes. É muito comum lojas de varejo que oferecem produtos sazonais, ou seja, mercadorias que são mais buscadas em determinadas épocas do ano.
Recomenda-se que o gestor faça a previsão de demandas de forma que compre com antecedência, evitando que faltem produtos no estoque e aproveitando preços melhores (já que os produtos poderão sofrer acréscimos posteriormente). Caso não faça uma compra muito antecipada, poderá planejar seu capital de giro para prover compras futuras. Também organizará espaço no armazém para uma quantidade maior de mercadorias.
2. Aposte em ferramentas de gestão
Sem ferramentas sofisticadas fica mais difícil para o gestor manter controle sobre o estoque de sua empresa. Existem softwares específicos que usam algoritmos matemáticos tanto para a gestão propriamente dita quanto para a previsão de demandas.
Há muitas vantagens em usar softwares para controlar seu estoque: redução de falhas no registro, principalmente no inventário; redução de custos; agilidade nos processos; mais precisão nas informações; integração maior com os outros elementos da cadeia de suprimentos; e mais segurança.
3. Inventarie periodicamente
A descrição detalhada do acervo permitirá que você tenha conhecimento da quantidade exata de produtos disponíveis e daqueles que foram vendidos, descartados ou desviados.
É viável realizar um inventário rotativo, contando com a ajuda de sua equipe. Trata-se de fazer análises diárias que evitam perdas e desvios, contribuem para a tomada de decisões que reduzam custos e otimizam os processos de gestão do estoque.
4. Estabeleça bons acordos com seus fornecedores
Seja qual for o produto e o nível de demanda, o varejista deve buscar fazer bons acordos com fornecedores. Esses acordos devem visar à redução de custos e garantir que os produtos não faltem no estoque.
Uma estratégia é entregar ao fornecedor a gestão do inventário (VMI). Dessa forma, por meio de protocolos de sistemas combinados entre a empresa e o fornecedor, os pedidos de reposição de estoque são feitos automaticamente.
5. Adote um modelo de gestão eficiente
Os melhores modelos de gestão de estoque são fundamentados em pesquisas operacionais e algoritmos matemáticos, considerando sempre probabilidades e estatísticas.
Confira alguns modelos de gestão que poderão servir para sua empresa:
Pushing-Pull
Em princípio, somente um lote inicial com quantidade pequena de itens é enviado ao estoque; é uma forma de avaliar o risco de comercializar determinado produto avaliando a demanda que ele acarretará — e, a partir daí, poderão ser feitos pedidos maiores (recomendado especialmente para pontos de vendas e para produtos novos ou que constituem uma coleção).
Transferências expressas
Produtos que apresentam demandas precisas podem ser alocados em determinada quantidade em pontos de venda específicos ou no próprio centro de distribuição; daí, eles serão enviados diretamente para o cliente, de forma expressa.
Just In Time
Método de gestão que faz a reposição no tempo exato, considerando o estoque mínimo de cada produto; para cálculo desse estoque mínimo é necessário considerar a demanda de cada mercadoria, pois só assim será possível definir um volume mínimo de mercadorias que garanta o atendimento ao cliente e não implique em ocupação de espaço evite a superlotação.
6. Crie ações promocionais
As promoções são outra estratégia que o gestor pode usar para otimizar a gestão de estoque. Muitas vezes, o estoque pode ficar superlotado com mercadorias que não foram vendidas. Isso prejudica o negócio, já que significa ocupação desnecessária de espaço e capital de giro imobilizado. Uma ótima saída é recorrer aos abatimentos de preços e descontos — a “queima de estoque”.
O que está fazendo para garantir uma boa gestão de estoque em sua loja? Já segue algumas destas dicas? Deixe o seu comentário!