A fidelização de clientes é um fator estratégico, principalmente no varejo, setor que tem se tornado cada vez mais competitivo e dinâmico. Neste post, você vai entender melhor como funciona a fidelização no varejo e vai ver 5 dicas incríveis pra não perder mais nenhuma venda e conquistar cada vez mais clientes. Acompanhe!
Conheça os seus clientes
Conhecer os clientes é essencial para quem quer investir e usufruir dos benefícios da fidelização. Suas campanhas de relacionamento devem ter o objetivo, em primeiro lugar, de envolver constantemente seus clientes, criando experiências de compra únicas e que farão com que estes se identifiquem e queiram adquirir novamente ou seus produtos e serviços.
A partir do momento em que você conhece o seu cliente e proporciona a este uma experiência de venda inesquecível, ele irá repassar isto a seus amigos e conhecidos e, além de mantê-lo, você poderá conquistar outros clientes.
Dê tratamento diferenciado aos seus principais clientes
O conhecimento de seus clientes permite não somente oferecer a estes experiências diferenciadas de venda, mas também fornece uma base para que você saiba quem são aqueles que mais compram seus produtos e serviços ou aqueles que representam um ticket de vendas maior para a sua empresa.
Assim, investir em ações promocionais que privilegiam estes clientes, oferecendo produtos e serviços em primeira mão ou com descontos diferenciados baseados na fidelidade que estes têm com a sua empresa pode ser uma excelente maneira de cativá-los ainda mais.
Valorize o feedback
Não se esqueça de investir no feedback de seus clientes tanto na pesquisa de satisfação quanto na implementação de ações que, por ventura, sejam propostas. Assim, os clientes se mostrarão mais engajados e predispostos a comprar em uma empresa que realmente leva em consideração a opinião deles.
Tente entender, no caso de experiências não tão positivas, o que você poderá fazer para melhorar e até mesmo evitar que o problema apareça novamente. Lembre-se de que a ausência de problemas e também a resolução imediata de qualquer questão farão com que sua empresa se destaque, mostrando para o seu cliente o quão confiável sua organização é.
Monitore constantemente as redes sociais
O acompanhamento do feedback também pode ser feito de outra forma, que é o constante monitoramento das redes sociais. Crie uma página de negócios, alimente-a com conteúdo inteligente e criativo e invista nas redes sociais, já que a maioria das pessoas hoje faz pesquisas e apresenta as suas opiniões neste tipo de mídia.
É preciso ser rápido, cordial e resolver as dúvidas e conflitos que poderão aparecer em sua página, já que estes registros normalmente são utilizados por outros possíveis futuros clientes que querem entender melhor como a sua empresa está se portando.
Invista no pós-venda
Além de uma equipe de vendas bem treinada, investir no pós-venda também pode ser uma boa forma de fidelizar seus clientes no varejo. É preciso ter uma equipe de atendentes que esteja preparada e que possa resolver da melhor forma possível eventuais problemas que seus clientes apresentem.
Agora que você já entendeu as dicas para fidelização de clientes, que vão desde o conhecimento de seus principais compradores, passando pelo tratamento diferenciado aos seus clientes vip e uso do feedback para melhorar a experiência de compras, além do investimento em pós vendas, que tal colocá-las em prática hoje mesmo e ver as mudanças que a sua empresa terá? Compartilhe este post com seus amigos e mostre como estas ações podem fazer a diferença!