A fidelização de clientes é de extrema importância para qualquer negócio de sucesso. Além de aumentar as vendas, garante a presença da marca na mente das pessoas e, ainda, assegura a tão desejada propaganda boca a boca. Porém, ao tentar fidelizar os clientes, podem surgir erros que passam uma má impressão e diminuem as vendas
Um cliente fiel representa grande parte das vendas e é muito mais barato de conquistar que um cliente novo. Pensando nisso e em como a sua empresa pode acertar logo de início, nós separamos 5 erros que você deve evitar na tentativa de fidelização de clientes. Confira!
Receber o feedback como algo pessoal
A empresa nunca deve entender o feedback como um ataque direto à sua marca. Os clientes reclamam porque querem resolver os problemas o quanto antes. É preciso resolver essas questões e, especialmente, aprender com os feedbacks. Ficar sempre atento às críticas e sugestões ajuda a garantir que alguns erros não voltem a se repetir e favorece mudanças positivas nos negócios.
Usar longas pesquisas de satisfação
Pesquisas de satisfação são uma ótima forma de conhecer melhor os clientes e as suas necessidades, mas muito cuidado para não exagerar no número de perguntas. A pesquisa precisa ser curta, com perguntas relevantes e rápidas de responder. Se precisar, pode dividir as perguntas em mais de uma pesquisa, feitas em espaços distintos de tempo, evitando assim que o cliente perca o interesse ou a paciência no meio do processo.
Dar palpites na fidelização de clientes
Não existe estratégia baseada em sorte e palpites. Por isso, invista em meios de mensurar os resultados da maneira mais clara possível. Além de oferecer planos mais certeiros, ainda é possível identificar gastos desnecessários e traçar metas mais realistas.
Achar que todos os clientes são iguais
Somos iguais perante a lei, mas, na vida real, temos enormes diferenças. Um tratamento padrão pode parecer justo, mas o cliente quer ser diferente, quer exclusividade. E a sua empresa precisa conhecer essas diferenças para fornecer um tratamento especial. Esqueça a comunicação em massa, igual e nivelada para todos. Invista em produtos e em comunicação cada vez mais específicos.
Presumir que o cliente nunca vai deixar de ser fiel
É preciso lembrar que os clientes mais fiéis são os mais valiosos e mais entusiastas, por isso mesmo, precisam de maior atenção. Um descuido, por menor que seja, pode decepcioná-lo e distanciá-lo para sempre. O trabalho é constante, mas muito recompensador.
Falta de comunicação com os funcionários
A empresa possui informações sobre os clientes, e esse conhecimento precisa se espalhar por todos os setores do negócio, para que a equipe saiba exatamente como lidar com os compradores. Converse com os funcionários, ouça também o que eles têm a dizer, dê a eles as ferramentas necessárias para que possam construir uma relação de confiança com os clientes. A comunicação precisa ser uma via de mão dupla.
Não importa o tamanho da empresa, a fidelização de clientes é o maior patrimônio que uma organização pode adquirir. Evite cometer esses 6 erros na fidelização de clientes e conquiste o coração do consumidor.
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