A internet hoje é uma ferramenta imprescindível em qualquer segmento. Com isso, a automação no varejo se tornou imprescindível. Embora o jogo continue sendo o mesmo, suas regras e a forma de jogar mudaram muito: o mercado de marketing digital cresce cada vez mais, com sites, blogs e redes sociais sempre em evidência.
Todos eles precisam de monitoramento constante, com a criação de conteúdos exclusivos e adequados ao perfil da marca e de seu público. Por isso, a automação é fundamental para alcançar os objetivos da empresa e garantir a competitividade. Com ela, ganha-se tempo e, consequentemente, dinheiro.
Entenda mais sobre sua importância no artigo de hoje!
Automação no varejo
A automação usa softwares para executar tarefas repetitivas e tem se firmado como uma ótima ferramenta na condução dos negócios. No momento da venda, muitas informações importantes são produzidas — que produtos o cliente comprou, quanto e como pagou, por exemplo.
Esses dados alimentam diferentes processos da empresa, como:
- reposição de estoque;
- inventário para conferência;
- contas a receber;
- análises gerenciais etc.
Além de ajudar na tomada de decisão, eles apoiam o ganho de eficiência operacional, a segurança e o atendimento ao cliente, e ainda contribuem para o retorno do consumidor.
Benefícios da automação no varejo
Eficiência operacional
A automação de processos otimiza o tempo da equipe e permite redirecionar funcionários para outras atividades. Assim, a mesma quantidade de pessoas passa a executar mais, ganha-se aumento de produtividade e, consequentemente, competitividade.
Segurança
Erros e fraudes se tornam menos comuns, já que os dados vêm diretamente do software. Quando a empresa tem controle de suas informações, a ocorrência de fraudes cai. Outra vantagem é que o software de automação permite saber, em tempo real e de qualquer lugar, o desempenho das vendas.
Eficiência no Atendimento
O cliente valoriza um processo de venda rápido e livre de erros, com a forma de pagamento que melhor lhe convier. Ele não se importa de demorar dentro da loja, mas quer passar rápido pela fila do caixa.
Tomada de decisão
As informações sobre as vendas ajudam a entender e descobrir como potencializar os resultados. E esse conjunto de dados, então, pode ser transformado em tomada de decisão.
Automação de marketing
Feita com softwares específicos, a automação de marketing tem como objetivo simplificar as atividades dessa área. Essas ferramentas ajudam a criar prioridades e executar as tarefas mais importantes de forma eficiente e organizada.
Com o suporte de ferramentas tecnológicas, a equipe pode expandir sua atuação e passar a pensar mais estrategicamente, gerando mais receita. Ou seja, isso dá mais efetividade ao processo de vendas, que inclui:
- atrair visitantes;
- convertê-los em leads;
- transformá-los em clientes;
- conduzi-los a evangelistas da sua marca.
Aquelas tarefas do cotidiano — como administrar redes sociais, gerenciar blogs e criar campanhas de e-mail marketing e de mídia paga — são bastante facilitadas com a automação de marketing. Ela permite:
- programar posts (em redes sociais e blogs);
- agendar envios de e-mail;
- monitorar o tráfego;
- analisar o comportamento dos usuários.
Com todas essas tarefas automatizadas, sobra tempo para criar ações, conseguir mais clientes e interagir com os evangelistas. Assim, a empresa pode atingir vários objetivos de negócio. Entre eles: a geração de mais leads com o mesmo orçamento e a redução da dependência na criação de novos conteúdos on-line.
Para aproveitar todo esse potencial, é essencial usar uma ferramenta de automação de marketing. Ela vai permitir centralizar vários recursos — como envio de e-mail, acompanhamento das mídias sociais, criação de novas páginas, formulários e conteúdos online —, bem como analisá-los.
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