O ramo do comércio é um dos mais desenvolvidos e aparentes nas ruas das cidades. Pequenos empreendedores e grandes redes abrem suas lojas de roupas, material escolar, sapatos, entre outros, fornecendo essas mercadorias para toda a população. E como qualquer empresário, o gestor deste negócio se pergunta: como aumentar o lucro de cada filial?

A resposta nem sempre é simples ou clara. Mesmo pequenas lojas devem lidar com várias informações complexas para manter os negócios andando e nem sempre você, como varejista, tem todo o conhecimento necessário sobre o assunto.

Justamente para ajudar com essa complexidade, separamos aqui algumas dicas para melhorar a lucratividade das suas vendas. Acompanhe!

Aumente a eficiência do trabalho

Não tem como aumentar o lucro se cada venda, por si só, já envolve grandes perdas de dinheiro. Quanto mais tarefas um mesmo funcionário precisa executar para completar uma simples venda, menos tempo é dedicado à próxima venda. Aumentar a eficiência do processo significa, grosso modo, tornar esses pequenos intervalos de tempo algo produtivo.

Um exemplo de baixa eficiência é a rotatividade de funcionários. Se o tempo de trabalho de um colaborador na sua empresa é muito curto, isso significa que é necessário passar por todo um processo legal para desvincular o funcionário antigo e assinar uma nova carteira de trabalho. Isso leva tempo e, mesmo que não haja um intervalo de desfalque entre as contratações, ainda são recursos perdidos.

Automatize processos

A resposta mais simples para como aumentar o lucro é cortar gastos. E o primeiro lugar para focar é o seu processo. Os vendedores precisam estar nos corredores da loja, conversando com os clientes, tirando dúvidas e argumentando a favor da compra. Nenhum deles pode fazer isso se está ocupado preenchendo uma planilha ou contando e recontando os itens em estoque.

Com um sistema automatizado de venda e registro, menos tempo é necessário para acompanhar estes dados. Isso significa que cada pessoa que entra na loja precisa de menos tempo para lidar com a parte burocrática da compra. Nesse sentido, o uso de softwares na gestão de varejo não só aumenta a eficiência do processo como permite maior controle sobre as vendas de cada unidade do seu negócio.

Crie um plano estratégico de vendas

A palavra-chave da pergunta “como aumentar o lucro” não é “lucro”. É “como”. Quando qualquer empresa é aberta, é importante ter um plano estratégico para garantir o sucesso ou pelo menos a manutenção dos negócios. Esse plano de vendas envolve uma pesquisa de mercado, marketing, contato com fornecedores melhores, entre outras coisas. Esses passos devem ser repetidos com alguma regularidade para que o plano seja reelaborado. Manter um plano por tempo demais pode torná-lo obsoleto e ineficiente.

Incentive a fidelidade

Outra resposta simples para como aumentar o lucro é fazer cada cliente comprar um pouco mais. Quanto mais vezes um cliente volta à loja e encontra o que deseja, mais lucro ele traz e maiores são as chances de que continue comprando. É melhor ter 10 clientes fixos, que compram praticamente todo mês, do que 100 clientes instáveis, que podem não voltar no mês seguinte.

É importante tomar cuidado e evitar cometer muitos erros de fidelização. Os clientes esperam ter um benefício real por serem leais ao seu negócio. Pesquisas longas, má interpretação do feedback, entre outros problemas, podem piorar a situação para sua empresa.

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