Facilitar a administração da loja, diminuir a necessidade de ações manuais, melhorar a tomada de decisão, dar eficiência ao dia a dia e aumentar a fidelidade de clientes são apenas alguns dos principais benefícios e vantagens de entender o que é automação comercial.
Quer saber mais sobre o assunto e como esse processo pode ajudar na gestão de sua loja? Então continue a leitura!
O que é automação comercial?
Muitas atividades executadas diariamente por proprietários de lojas e equipes de atendimento seguem um padrão. Algumas delas acabam gerando outras pequenas tarefas manuais, e o que poderia ser resolvido em minutos, passa a levar horas de trabalho.
A automação comercial surgiu para eliminar esses retrabalhos e permitir que a maioria dessas demandas sigam um fluxo de trabalho completamente independente e livre da intervenção humana.
Além de melhorar a produtividade, a automação permite que sua equipe assuma uma postura mais estratégica e menos operacional. No lugar de se dedicar a executar tarefas padronizadas, repetitivas e mecânicas, seus colaboradores podem focar mais no cliente e no bom atendimento. Veja alguns exemplos que listamos sobre como esse processo pode ajudar a sua empresa:
- é possível inserir no sistema dados sobre produtos comprados para o estoque, como valor pago, quantidade, validade e outras informações relevantes;
- o sistema calcula automaticamente o preço de venda, com base em um índice predeterminado por você para cada um dos produtos, e já deixa o item disponível para ser vendido pelos atendentes;
- ao emitir um cupom fiscal, o sistema já atualiza o estoque de sua loja;
- se o nível de estoque de um determinado item estiver baixo, o próprio sistema pode fazer um pedido de compra e solicitar a autorização do dono da loja para encaminhá-lo ao fornecedor;
- caso algum cliente atrase o pagamento, o sistema alerta sobre a inadimplência. Assim, o responsável pelo relacionamento com o consumidor pode tomar a decisão mais adequada para cada tipo de cliente.
Quais as principais vantagens da automação comercial?
Redução de Custo
Ao diminuir a necessidade de trabalhos manuais e as possibilidades de falha humana, a automação comercial gera mais eficiência e uma consequente redução de custos. Isso porque ela permite que os atendentes de sua loja passem mais tempo vendendo e menos tempo realizando processos burocráticos.
Foco no cliente
Já imaginou como seria se seus atendentes pudessem consultar os dados dos clientes, e usassem as informações sobre valor de compras passadas, itens adquiridos e formas de pagamento para agilizar e personalizar o atendimento? Com a automação comercial isso é possível!
Além disso, a consulta ao estoque e às informações sobre valores promocionais podem ser feitas rapidamente e com poucos cliques. Assim, sobra mais tempo para atender bem ao cliente!
Gestão mais eficiente
É possível emitir relatórios automáticos sobre o fluxo de caixa, vendas, movimentação de produtos, estoque, produtos com baixas vendas e eficiência das promoções em apenas alguns segundos. Com essas informações, fica muito mais fácil planejar e melhorar a gestão de sua loja!
Vantagem competitiva sobre os concorrentes
Ao reduzir custos, melhorar o planejamento, personalizar o atendimento dos clientes e aumentar a produtividade de sua equipe, você estará passos à frente de outros lojistas, que ainda usam planilhas complexas para gerir e organizar sua rotina diária.
A automação comercial é indispensável para todos os proprietários de lojas que queiram aumentar a produtividade, margem de lucro e eficiência em suas vendas. O valor investido na aquisição de um sistema de automação é recuperado com as melhorias na gestão!
Como aplicar a automação comercial?
Tome a decisão
Muitas empresas reconhecem o benefício de um sistema automatizado, mas protelam a decisão ao máximo. Normalmente, isso ocorre devido à falta de clareza em relação ao retorno sobre o investimento. Isso porque, quando ele está claro, é natural que a empresa reconheça a urgência da troca, uma vez que cada dia a mais sem usufruir das vantagens da automação é mais um dia de prejuízo.
Para evitar esse problema, você pode calcular o total de tempo perdido com trabalhos manuais que poderiam ser automatizados. Na maioria dos casos, apenas o custo da mão de obra dedicada a essa tarefa já é superior ao que a empresa precisa investir.
Levante os requisitos
As empresas têm necessidades diferentes e particularidades que podem ser determinantes na definição por uma solução de automação. Por isso, o primeiro passo após a decisão, é o de levantar quais os requisitos prioritários para o seu sistema de automação.
Comece relacionando as informações que você precisa para tomar decisões melhores e assertivas. Em seguida, levante os problemas comuns enfrentados no dia a dia que geram prejuízos, diminuem a produtividade e prejudicam o atendimento.
Após esse levantamento, você poderá estabelecer quais dessas necessidades são prioritárias e saberá relacionar as funcionalidades que o seu sistema precisa entregar. Mas, atenção! Isso não significa que ele precise se adaptar a sua operação em todos os detalhes.
As melhores soluções são elaboradas com base em boas práticas de gestão. Por isso, a implantação dessas ferramentas é uma oportunidade para eliminar vícios e erros nos processos.
Determine os equipamentos necessários
O PDV é o módulo central de um sistema de automação de varejo. É nesse setor que são registradas algumas das principais informações sobre sua operação, e onde é possível aumentar a produtividade e a agilidade de forma significativa.
No entanto, para que se beneficie desse efeito, é fundamental contar com equipamentos adequados. Isso não quer dizer que seja necessário investir nas tecnologias mais caras e de última geração. Mas elas precisam ser compatíveis com a necessidade do sistema e o porte de sua operação.
Compare fornecedores
Com essas informações em mãos você pode começar o processo de escolha do seu fornecedor. Tenha atenção à qualidade da equipe técnica e busque referências de outros clientes que já usam a ferramenta. Ninguém melhor do que eles para informar como é trabalhar com o sistema, qual a qualidade do suporte e os ganhos obtidos.
Dedique-se a implementação
A implantação é um dos passos mais importantes na adoção de um sistema de automação. Portanto, você e sua equipe precisam estar comprometidos e envolvidos nessa tarefa para evitar problemas.
Tenha em mente que é muito mais fácil iniciar com uma boa implantação do que tentar corrigir deficiências depois que o sistema estiver operando. Nesse processo, é fundamental treinar a equipe e estabelecer um cronograma de implantação.
Agora que você já sabe o que é automação comercial e como adotá-la, é relevante também mencionar a necessidade de avaliar os resultados obtidos, relacionar os aspectos que não estão tão bons, e trabalhar constantemente para aprimorar os processos internos.
Além disso, continue se informando sobre a automação comercial e outras estratégias para aumentar os lucros de sua loja. Para isso, acesse e siga nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!