A gestão de estoque é uma área tida como totalmente operacional dentro das empresas e, por isso, acaba não recebendo a devida atenção que merece. Porém, quando feita de forma inadequada, pode trazer consequências que irão afetar, inclusive, a gestão financeira e o futuro do negócio.
Pensando nisso resolvemos falar sobre alguns erros de controle de estoque não devem ocorrer no seu varejo. Quer saber quais são eles? Continue conosco e saiba mais!
1. Falta de planejamento adequado
É muito comum encontrar gestores que fazem o controle de estoque baseando-se apenas de acordo com a rotina – recebimento, armazenagem, processamento de pedidos, expedição – ou que faça controles isolados para cada tipo de produto – normalmente os que possuem maior representatividade nas vendas. Esse é um erro gravíssimo que pode levar a desperdícios, aumento dos custos, faltas ou excessos de mercadorias e até mesmo prejudicar a saúde financeira do seu negócio.
Quando cada processo é planejado antecipadamente, é possível saber exatamente o que e quando comprar, quais itens estão obsoletos, qual deve ser a composição ideal do estoque para suprir a demanda de vendas, entre outros.
2. Deixar de controlar o giro dos produtos
O giro de estoque é o termo utilizado para definir o tempo que um produto fica no estoque – do momento em que ele é recebido até a data em que ele é vendido. Se esse controle não é feito, existe uma possibilidade muito grande de que você acabe investindo dinheiro em alguns produtos que não serão vendidos – ou que possuem uma baixa procura – em vez de empregá-lo em mercadorias que possuem bastante saída nas vendas.
3. Não promover a integração entre os setores
Outro erro bastante comum – mas que, infelizmente, não se restringe ao controle de estoque – é o de os setores da empresa trabalharem isoladamente e se comunicarem pouco. Contudo, para que a empresa possa alcançar os melhores resultados possíveis, os setores devem estar integrados, trocando informações importantes o tempo todo.
Mas o que isso tem a ver com o controle de estoques? Como falamos lá na introdução, muitos gestores ainda possuem uma visão muito operacional da área de estoques. Logo, espera-se que essa área desenvolva bem suas atividades, mas dificilmente ela participa do planejamento, ou influencia nas decisões. Quando as áreas estão integradas e trocam informações entre si, é possível fazer uma previsão de demanda mais apurada, repassar informações importantes que auxiliam no processo de tomada de decisão, além de fornecer dados valiosos a respeito das compras que precisam ser realizadas – compondo um estoque muito mais condizente com a realidade da empresa.
4. Não utilizar um sistema de gestão
O trabalho, quando realizado através de controles manuais, deixa os processos mais vulneráveis a erros com menor confiabilidade das informações. Por isso, para que se possa fazer um controle de estoque mais eficiente, o ideal é que se invista em um sistema de gestão que possa contribuir com a realização de controle de entradas e saídas, de gestão de inventário de materiais, bem como o controle de estoque máximo e o ponto em que os itens precisam ser repostos.
Hoje citamos alguns dos erros mais comuns – mas graves – que podem comprometer toda a performance da empresa. Entretanto, existe uma série de outros erros que podem acabar sendo cometidos na gestão de estoque de uma empresa e que merecem atenção e as correções necessárias.
Você já cometeu algum desses erros? Quer apontar mais algum erro que não foi citado no artigo? Compartilhe nos comentários as suas dúvidas e experiências sobre esse assunto. Participe!