Organizar a vitrine de sua loja do jeito certo é extremamente importante para atrair clientes e aumentar a rentabilidade dos negócios. Porém, essa ação pode ser bem mais difícil do que aparenta.
Muitas vezes, o consumidor é bombardeado de informações visuais e não se encanta pelos produtos. Em outras situações, a iluminação pode estar inadequada ou a seleção de itens pode deixar a desejar.
Para não enfrentar nenhum desses problemas, leia o conteúdo a seguir e aprenda a organizar a vitrine de sua loja em 5 passos. Confira:
1. Trabalhe no espaço disponível
O primeiro passo para organizar a vitrine de sua loja é trabalhar dentro do espaço disponível. Para isso, você deve entender que cada mercadoria precisa de uma certa distância da outra. Um erro muito comum é amontoar muitas coisas, deixar o ambiente bagunçado e dificultar o foco nos produtos.
Aja com parcimônia e procure organizar os objetos pequenos em grupos. Já os maiores podem ficar sozinhos, pois serão facilmente visualizados, mesmo à distância. Lembre-se também que a área central é seu ponto mais nobre e deve ser reservada exclusivamente para itens com boa saída.
2. Apresente os melhores produtos
Muitos empreendedores se perguntam o que devem exibir na vitrine, mas a verdade é que essa resposta é muito simples: exponha o que você tem de melhor! Os clientes, quando olharem seu mostruário, estarão julgando a qualidade da sua marca e das mercadorias. Mesmo que ele não compre exatamente a peça exposta, ela pode servir para atraí-lo para o interior da loja.
Um erro muito comum que você jamais deve cometer é o de exibir produtos que não estão disponíveis em estoque. Essa prática não é recomendável, pois deixa alguns compradores furiosos e pode fazê-los tomar horror da sua empresa, o que atrapalha muito a fidelização. Mostre apenas o que você efetivamente tem para vender.
3. Construa um tema
Depois de escolher os melhores produtos em quantidade adequada, você deve investir na construção de um tema. Esse pode ser um bom diferencial na hora de organizar a vitrine de sua loja. Não precisa ser nada muito sofisticado, apenas tente manter certa coerência no mostruário.
Você pode se basear na temporada, em uma linha de produtos, eventos, datas comemorativas, uma paleta de cores, entre outros. O essencial é que um item faça link com o outro e possa estimular, naturalmente, a compra de diversas mercadorias de uma vez.
4. Acerte a iluminação
É imprescindível que a iluminação permita que seus clientes enxerguem os produtos de longe, como também é interessante que ela faça parte da decoração do ambiente da loja.
Portanto, adicione claridade para iluminar os cantos esquecidos e obscuros. Se possível, aproveite as luzes já existentes no local para valorizar suas mercadorias e dar mais vida e movimento ao ambiente.
Para quem se preocupa com sustentabilidade e quer economizar na conta de energia, lâmpadas de LED são as mais indicadas, já que são econômicas e têm alta capacidade de dar destaque nos detalhes, como cores, texturas e tecidos especiais.
5. Invista em rotatividade
Por fim, a rotatividade é outro ponto muito importante para organizar a vitrine de sua loja. Trocar periodicamente os produtos expostos e alterar a ambientação são atitudes essenciais para não cansar o olhar dos compradores.
Use o bom senso. Trocar os produtos semanalmente é uma boa ideia. Já o tema pode ser mudado de acordo com a estação e as datas comerciais. Tente também alterar algo pequeno todos os dias. Isso chamará a atenção dos pedestres regulares, dando a imagem de novidade e diversificação.
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