Você está ansioso para expandir os seus negócios, mas acha que conquistar novos clientes parece algo mais fácil na teoria que na prática?
Pensando nisso, reunimos neste artigo 8 dicas essenciais para ajudá-lo a conquistar novos clientes. Fique tranquilo, pois, após a leitura, você será capaz de reduzir os riscos ao mesmo tempo em que aumenta a sustentabilidade da sua empresa de forma prática. Confira!
1. Conheça o seu público
Você precisa ter uma boa ideia sobre o seu público-alvo. Construa um perfil de potenciais compradores, descubra o que os deixa felizes, tristes, com medo, com esperança.
Em seguida, faça um planejamento pensando na ideia de algo que facilitará suas vidas, com base nas informações reunidas sobre o perfil estudado. Mire em ofertas especiais, mas também em valores que estão acima do dinheiro.
2. Valorize o seu cliente leal
Com o pensamento voltado para conquistar novos clientes, pode ser fácil se esquecer do público leal, composto por clientes já fidelizados.
Lembre-se de que os clientes leais desempenham um importante papel na indicação de clientes novos. Portanto, ofereça descontos e supere as expectativas na qualidade do atendimento. A propaganda boca a boca ainda é a forma de marketing mais potente que existe.
3. Invista em comunicação
A sua estratégia de comunicação sempre pode ser aprimorada. Você pode, por exemplo, tentar negociar taxas menores para fazer propaganda. Além disso, use o método online do pay-per-click para acertar em cheio o seu público com a melhor relação entre custo e benefício.
Outras dicas interessantes são as seguintes: faça parcerias com outras empresas e busque aparecer nos jornais da cidade ou dos bairros. Resumindo, não fique parado esperando o cliente bater na porta.
4. Faça networking
Vá a eventos e fale com o maior número possível de pessoas, se envolva em associações locais para expandir sua rede de contatos, se insira em fóruns de discussão online relevantes para a sua empresa.
Quanto mais perto você estiver da comunidade local, melhor será para os negócios. E lembre-se: o networking não precisa ser necessariamente presencial. A tecnologia e a internet sempre serão ótimas fontes para contatos e vendas.
5. Ofereça uma amostra grátis
Oferecer amostras grátis é uma bela maneira de atrair novos clientes, gerar bons reviews e ainda obter feedback. Apresente os valores do seu produto para os consumidores em potencial, e deixe claro que a sua marca se trata da melhor opção. Por meio de ações como essa, você poderá convertê-los em fãs da empresa.
6. Descubra onde os seus clientes se reúnem
Com o seu público-alvo em mente, descubra os locais que eles frequentam. Pode ser um show de determinado artista, um shopping ou praça específicos da cidade, por exemplo.
E não precisa se limitar a reuniões presenciais: uma página nas redes sociais, um fórum de internet etc. também podem servir para esse propósito. Uma vez identificados os locais, apareça e comunique-se das mais diversas formas.
7. Entregue conteúdo relevante
Crie um excelente conteúdo e então entregue de graça para os visitantes do seu site, assinantes da sua newsletter e seguidores das suas redes sociais.
Isso não apenas estabelece o seu negócio como um especialista no assunto, mas também garante que você consiga informações valiosas de potenciais clientes, como e-mail, idade, profissão e outros detalhes.
8. Mostre os resultados
Os clientes também gostam de ver resultados. Por isso, mostre como a sua empresa vem crescendo e se desenvolvendo ao mesmo tempo em que precisa lidar com a realidade do mercado no qual está inserida. E ainda, não se esqueça de adicionar o logo dos seus parceiros de negócios.
Gostou de saber mais sobre como é possível conquistar novos clientes sem ter que desembolsar uma verdadeira fortuna? Então espalhe essa ideia nas suas redes sociais: compartilhe este post!