Qualquer desvio que influencie negativamente nos resultados do comércio e acabe gerando algum prejuízo para o negócio é considerado uma perda. Por isso, fazer uma boa gestão de prevenção de perdas deve ser um dos objetivos dos gestores.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas que podem ajudar nessa questão e fazer com que a precaução seja mais eficiente. Quer saber quais são? Acompanhe-nos.

1. Controle de estoque

Muitas pessoas acreditam que as perdas ocorrem em uma loja em decorrência de possíveis furtos praticados por clientes. Porém, elas também podem acontecer — e ocorrem — com bastante frequência dentro do estoque e por diversos motivos: obsolescência, perecibilidade, avarias, extravios e desperdícios causados por colaboradores.

Logo, criar e manter um rigoroso controle de estoque é fundamental para evitar esse tipo de ocorrência. Para isso, é necessário monitorar todas as movimentações — recebimentos, armazenagem, expedição, vendas, trocas e devoluções — e realizar inventários periodicamente.

2. Treinamento da equipe

Treinar os vendedores e conscientizá-los a respeito da importância do trabalho deles e da correta execução das atividades também é essencial para conseguir melhorar o processo de prevenção de perdas.

Além disso, se possível, o ideal é contar com um profissional qualificado para fazer esse gerenciamento. Ele será o responsável pela estratégia de identificação de falhas, criação de planos de melhoria e averiguação de resultados.

3. Acompanhamento de indicadores

Os parâmetros de desempenho são utilizados para obter uma visão resumida dos efeitos de determinada ação. Por meio deles, é possível identificar se a performance está dentro do esperado, se está além ou aquém do planejado.

Com isso, se torna mais fácil constatar quais são os principais gargalos e em quais processos ocorrem mais falhas — o que facilita a criação do plano de procedimentos e a tomada de decisões.

4. Mapeamento de processos

Assim como o controle de  indicadores, o mapeamento do trabalho é uma atividade que auxilia na identificação de defeitos nas ações. O método compreende o estudo das técnicas — do momento em que se iniciam até o seu término, quando se tornam outras atividades.

Além de auxiliar na verificação das causas dos problemas, o mapeamento também pode ser utilizado para conceber melhorias que podem ser implementadas.

5. Investimento em ferramentas de controle

Tudo o que foi dito acima pode ser feito por meio da instalação de sistemas como câmeras de monitoramento, equipe de segurança e automatização de procedimentos. Em relação a este último, investir em softwares de controle de mercadorias sempre dá retorno e oferece segurança. É uma das medidas mais comuns adotadas para prevenção de perdas no comércio.

A precaução envolve muito mais do que monitorar a loja e o seu estoque. Para um processo otimizado, é necessário realizar análises, planejamento, controles e verificação constante das atividades que envolvem — direta ou indiretamente — os problemas que afetam os resultados da empresa.

Mesmo que não haja como eliminar completamente os prejuízos, é possível notar uma melhora significativa nos indicadores.

Já está colocando algum dos nossos tópicos em prática? Quando o assunto é rentabilidade, nunca se deve esperar para agir. Tem mais alguma dica para deixar? Conta pra gente nos comentários.