Para os varejistas, o Natal começa alguns meses antes: preparação, contratação de pessoal temporário, decoração, formação de estoque e planejamento de promoções são algumas das medidas que devem fazer parte do script dos empresários nessa época. E não é por acaso: o Natal é a data comemorativa mais rentável para o varejo brasileiro.
Após um ano fraco para o comércio em 2016, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) espera um aumento de 4,3% nas vendas de Natal deste ano, atingindo um volume financeiro total de R$ 31,8 bilhões. A SPC Brasil, por sua vez, aponta que 73% dos brasileiros pretendem fazer compras no feriado.
Se você é empresário e ainda não está preparado para aproveitar a onda crescente de consumo que se aproxima, veja a seguir algumas dicas que pode aplicar à sua loja.
Planejamento
O sucesso de qualquer atividade empresarial está atrelado à capacidade de planejamento da liderança. Para evitar ser pego de surpresa, coloque na ponta do lápis tudo o que precisa para garantir um bom volume de vendas: sua empresa tem capacidade de estoque? O número de funcionários é suficiente? Qual a estratégia de marketing que será usada para se diferenciar das grandes redes de varejo? Quais as metas de venda para o feriado?
Observe a média de crescimento nas vendas no período natalino dos anos anteriores e confira pesquisas sobre a expectativa de consumo. Com as informações, é mais fácil estipular metas realistas.
Exposição dos produtos
A arquitetura da loja deve favorecer a jornada do cliente e estimular o interesse pela compra dos produtos. A regra é válida para qualquer período do ano, mas ganha especial importância no Natal. Os produtos com maior volume de saída devem permanecer expostos em pontos privilegiados. O mesmo vale para itens em promoção.
A dica é manter uma vitrine chamativa e com os valores dos itens expostos. Quanto mais tempo o cliente passar dentro da loja, maior a possibilidade de adquirir um ou mais produtos.
Treinamento, motivação e ampliação da equipe
Ter uma equipe de vendas confiável e motivada é um fator essencial para garantir o faturamento, em especial durante as datas comemorativas. Mas, durante o período mais movimentado do ano, é importante garantir um reforço técnico e motivacional para os funcionários e ampliar a equipe. Para dar conta das vendas de Natal, o comércio brasileiro deverá abrir 73 mil postos temporários.
A equipe deve passar por treinamentos de reciclagem para melhorar as práticas de abordagem aos clientes. Outro ponto importante é o oferecimento de benefícios e comissões individuais para cada venda concretizada.
Presença digital
Não existe mais distinção entre o online e o offline. As empresas cada vez mais buscam atualizar seus sistemas de atendimento, compras e logística para atender clientes tanto na loja física quanto nas redes sociais. Confiar apenas no potencial do varejo físico e esperar que os clientes apareçam à sua porta é a receita certa para o fracasso nas vendas.
Mesmo que os canais digitais não sejam os principais meios de venda da empresa, é importante ter uma presença nas redes sociais e manter as informações online atualizadas. Além de beneficiar o consumidor, essa prática garante credibilidade à empresa.
Lembre-se do pós-feriado
O clima de fim de feira é ideal para alguns consumidores que buscam ofertas e promoções de empresas que querem se livrar dos estoques remanescentes. No caso do Natal, esse período se estende até meados de janeiro. O foco em promoções deve ser ainda mais forte para que a loja tenha um bom resultado após as vendas de Natal.
O período natalino é um dos maiores impulsionadores de vendas para o varejo. A despeito do advento da Black Friday no Brasil, as vendas de Natal têm uma importância fundamental para a lucratividade das lojas. No entanto, é importante saber como aproveitar essa onda de consumo para não ver a expectativa de lucro se transformar em prejuízo.
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