Para os empresários que atuam no ramo varejista, é muito importante manter seus funcionários bem preparados para diversas situações. Isso se intensifica na medida em que o mercado fica cada vez mais competitivo, fazendo com que a qualidade dos treinamentos se torne essencial no mundo dos negócios. Assim, treinamento e consultoria de varejo fazem-se necessários e os empreendimentos precisam acompanhar essas mudanças para ampliar suas vendas e fidelizar mais consumidores.
Existem diversas opções e os lojistas precisam estar cientes das questões que podem tornar melhores o controle de estoque, o planejamento tributário e financeiro e a compreensão de custos. Quando não existirem vantagens significativas, naturalmente você perderá clientes para a concorrência. O treinamento e a consultoria servem para isso: melhorar as questões logísticas, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores.
Dessa forma, conheça, neste post, como potencializar sua empresa por meio do treinamento e da consultoria de varejo. Acompanhe!
Entenda a competição no varejo
O mercado varejista é caracterizado por uma enorme competição e dinamismo. São milhares de empreendimentos ofertando mercadorias para consumidores e disputando com promoções e ofertas desafiadoras.
Os empresários e gestores varejistas possuem muita dificuldade em crescer e se desenvolver nesse mercado, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes, informados e seletos, e essas mudanças exigem nova postura e adaptação nesse ramo dos negócios.
Assim, o empreendedor precisa melhorar todas as áreas da sua empresa e a consultoria visa exatamente isso: ampliar a performance dos funcionários, promover novos canais de tecnologia e prestar serviços mais eficientes.
Saiba o que é treinamento e consultoria no varejo
O processo de consultoria é quando uma empresa mais experiente fornece sua expertise à outra, geralmente de um setor diferente. Por exemplo, a consultoria de varejo busca orientar empreendedores da área de vendas que tenham alguma dificuldade para manter seus negócios em bom funcionamento ou, ainda, que queiram aumentar sua capacidade.
Os treinamentos, por sua vez, podem ser um dos métodos aplicados durante essa consultoria. Neles, os colaboradores e gestores recebem a orientação necessária para melhor cumprirem suas respectivas funções. Alguns treinamentos podem ser bem simples, como a utilização da caixa registradora, enquanto outros podem ser mais complexos, como a auditoria dos recibos de vendas. Cada um destes treinamentos possui um propósito específico e o objetivo de contribuir com seu desempenho.
Veja como o treinamento e a consultoria podem ajudar
Ao contratar uma consultoria para sua loja, existe a oportunidade de aprimorar e impulsionar os negócios em um curto espaço de tempo, com maior segurança. Algumas das vantagens proporcionadas são:
Orientação de especialistas
Os consultores atuarão de acordo com a realidade e os objetivos do cliente. Ou seja, trata-se de uma imersão no negócio, com as suas características e necessidades, para auxiliá-lo a melhorar suas práticas de gestão e a ter uma atuação mais marcante no seu setor. A consultoria é, portanto, um investimento na própria loja, para que você tenha resultados melhores.
É essencial que a empresa de consultoria escolhida tenha experiência no varejo e com o porte do seu empreendimento. Além disso, é necessário ter clareza sobre a situação em que a loja se encontra e quais são os objetivos a serem alcançados. Do contrário, as pretensões não serão atendidas e a contratação de uma consultoria pode ser frustrante.
Diminuição dos riscos
A implementação de treinamentos e consultoria de varejo tem como principal objetivo aumentar a eficiência dos processos internos e melhorar a entrega dos produtos para o cliente final. Dessa forma, um efeito associado aqui é a redução dos custos envolvidos nesse trabalho, desde a aquisição da mercadoria até sua distribuição.
Uma gestão de estoque melhor desenvolvida, por exemplo, pode ajudar a otimizar o capital de giro da loja, reduzindo despesas mensais e aumentando a saída de mercadoria. O resultado disso é um negócio mais rentável sem precisar, necessariamente, de um grande investimento inicial.
Decisões mais embasadas
A ajuda dos consultores durante o processo de treinamento, assim como na gestão da loja em geral, geralmente é guiada por uma análise detalhada de dados e estatísticas do seu negócio. Eles utilizam esses números para entender o funcionamento da loja e tomar decisões mais certeiras.
Enquanto os consultores estiverem à sua disposição, eles também te capacitarão para fazer esse tipo de análise e tomar decisões bem embasadas no seu dia a dia. Confiar apenas em experiências não é uma opção muito viável em um mercado tão dinâmico quanto o atual.
Metas específicas de produtividade e aprendizado
Durante a consultoria de varejo, os treinamentos realizados sempre terão um propósito bem específico, como preparar a equipe para usar um sistema de gestão ou ensiná-los a manusear o estoque corretamente. Isso dá um direcionamento maior a cada atividade, trazendo o resultado esperado.
Isso proporciona mais benefícios do que você imagina. Por exemplo, a presença de uma meta específica e verificável significa que você poderá comparar os resultados obtidos após o treinamento com suas expectativas. Sendo assim, pode identificar se suas metas foram alcançadas ou não.
Descubra a importância de uma boa gestão
Por causa da dinâmica de uma loja, é essencial ter uma gestão adequada às características do varejo. A consultoria pode auxiliar na identificação de quais são as melhores oportunidades e soluções na gestão. De acordo com a necessidade da loja e a competência dos consultores, será possível melhorar a gestão comercial, a gestão financeira, a gestão de pessoas, a gestão de compras e todas as outras áreas — sempre guiado pelos objetivos da empresa.
Para a loja, é fundamental possuir uma gestão de qualidade. Isso está diretamente relacionado ao sucesso da empresa. Existem muitos empreendimentos que enfrentam dificuldades, não por falta de qualidade nos produtos ou por ter muitos concorrentes, mas por falharem na gestão da empresa, especialmente na gestão financeira e de compras.
Neste post, vimos como a consultoria de varejo pode fazer com que sua empresa cresça ainda mais. Afinal, é a partir de análises quantitativas e qualitativas (além do conhecimento agregado dos consultores) que você poderá alcançar melhores resultados em menos tempo e com menor esforço, economizando recursos em todos os níveis do seu negócio.
Agora que você entendeu a importância do treinamento e da consultoria para o varejo, por que não buscar ajuda para sue negócio agora mesmo? Entre em contato com a Atma e veja como podemos contribuir com o melhor desempenho para sua loja.