É muito bom quando você, empreendedor, pode contar com uma equipe sintonizada com seus ideais e que participa ativamente no crescimento de sua empresa.

Porém, quando o cenário é o inverso, com uma alta rotatividade de pessoal, fica difícil atingir as metas estabelecidas, já que você perde muito tempo resolvendo questões trabalhistas e ainda precisa adaptar os novatos às rotinas do seu negócio.

Quer saber como reduzir o turnover de seus colaboradores? Fique atento às 4 dicas a seguir!

Reveja o clima no ambiente de trabalho

Já passou o tempo do chefe mal-humorado que fica sentado atrás de uma mesa e passa o dia cobrando os trabalhos de sua equipe. Esse tipo de perfil gera um ambiente negativo para o desempenho dos colaboradores, que vão trabalhar apoiados no medo de serem demitidos por qualquer falha.

Hoje, o empreendedor precisa agir como um líder e guiar a atuação de sua equipe, passando feedbacks construtivos quando necessário e parabenizando as conquistas do time. O clima na empresa melhora muito nesse cenário e as pessoas passam a se dedicar mais por se sentirem envolvidas e motivadas com os objetivos do negócio.

Tenha um plano de carreira

Para minimizar a alta rotatividade de pessoal, uma das iniciativas mais efetivas, certamente, é elaborar um plano de carreira, que é a jornada que o colaborador seguirá até chegar aos cargos mais altos na hierarquia da empresa, indicando o tempo e competências necessárias para desempenhar cada função.

Mostrar as possibilidades de crescimento dentro do seu empreendimento é uma maneira de incentivar os colaboradores a trabalharem com mais dedicação e, dessa forma, reduzir o turnover.

Compare salários

É possível que o motivo da alta rotatividade de pessoal esteja sendo o salário pago. Procure saber uma média de valores praticados na concorrência, pois, se a sua folha de pagamento tem números inferiores para cada empregado, essa pode ser a causa dos pedidos de demissão em sua empresa.

Realmente, pode ficar difícil coordenar o fluxo de caixa com um aumento de salários, mas, acredite, o custo de manter um colaborador é muito menor que o de assumir verbas trabalhistas, ficar exposto ao risco de processos judiciais, selecionar novos funcionários e esperar que estejam adaptados à sua empresa.

Revise as escalas de trabalho

O expediente em fins de semana e feriados e revezamento de folgas, dependendo de como está sendo controlado, é motivo de alta rotatividade de pessoal.

Verifique como a escala está sendo elaborada e se existe um ou outro colaborador que está sendo beneficiado. O restante da equipe pode notar a diferença no tratamento e ficar insatisfeita por conta disso. Vale ressaltar também que o trabalho exercido em fins de semana e feriados possui algumas peculiaridades na legislação trabalhista e que esse tipo de rotina não deve ter caráter de punição para um empregado.

Com essas dicas que apresentamos aqui, você já deve saber como reduzir o turnover seu negócio. Tenha muito cuidado com a alta rotatividade de pessoal, pois essa pode estar sendo a barreira no crescimento de sua empresa.

Se gostou do nosso post, que tal ajudar outros amigos empreendedores? Compartilhe nas redes sociais!