O comércio varejista também precisa se manter atento aos cuidados necessários com a atuação do seu negócio, de modo a evitar que aconteçam faltas de recursos ou irregularidades, por exemplo. Com tantas obrigações fiscais, pode ficar fácil sofrer com uma das duas situações, e o melhor jeito de evitá-las é realizando um planejamento tributário.
A seguir, você vai saber por que fazer esse planejamento e como realizá-lo da maneira correta.
A importância do planejamento tributário
Desde a abertura da loja até a sua atuação contínua é preciso ter um bom planejamento tributário capaz de abranger todas as obrigações fiscais e tributárias do negócio. Esse planejamento consiste tanto em se preparar para a necessidade de pagamento de tributos até escolher a melhor configuração para que o seu negócio pague menos, na chamada elisão fiscal.
Para que isso seja possível, é preciso acompanhar de perto os resultados da empresa e tomar decisões que, além de contábeis, também tenham caráter gerencial. O que isso significa? Que o planejamento tributário não serve apenas para prever ou reduzir os gastos com impostos, mas também para ajudar sua loja a chegar aonde deseja.
O papel do registro fiscal
Diante dessa necessidade de planejamento, é o registro fiscal um dos elementos mais importantes. Esse registro é responsável por garantir que todo o exercício da empresa seja devidamente documentado conforme é exigido.
A documentação da atividade da empresa também assegura que sejam calculados adequadamente tributos diversos. O Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, por exemplo, é cobrado de acordo com o desempenho do negócio e a escolha do regime de tributação.
Sem o registro fiscal, é impossível fazer uma apuração em tempo real dentro do período de um ano — semestre ou trimestre, por exemplo — , já que não há informações que podem ser utilizadas para chegar a um planejamento adequado.
A realização do planejamento fiscal
Se usado corretamente, o planejamento fiscal pode ser um diferencial para a sua empresa, já que você terá em vista os impostos a serem pagos de maneira muito mais organizada. Para conseguir isso, ele deve ser feito seguindo etapas, como:
Conheça e acompanhe os resultados da empresa
Há diferentes formas de organização de uma empresa, inclusive em relação à escolha do regime tributário. Por isso, parte do planejamento fiscal inclui escolher corretamente esse regime de tributação, assim como acompanhar os resultados.
Manter-se atento às obrigações — fiscais, tributárias, acessórias e outras — da sua loja também é necessário para garantir total adequação.
Use a tecnologia a seu favor
Dependendo do tamanho da sua loja e do setor em que ela atua, a cobrança de tributos pode ser mais complexa do que parece. Para realizar um planejamento tributário de sucesso, o melhor é adotar uma solução tecnológica que o ajude na tarefa.
Um software completo e voltado para essa necessidade, por exemplo, vai ajudá-lo a manter tudo organizado e a fazer o planejamento de forma mais barata e mais estruturada.
Atue de maneira estratégica
O planejamento tributário não deve ser apenas uma previsão de quais serão os tributos, mas também uma ferramenta para que sua loja chegue ao sucesso. Nesse sentido, você pode e deve levar em conta questões como a redução de ICMS ao transportar por estados mais baratos ou o uso de créditos fiscais, por exemplo.
Pensar na melhor configuração de atuação, utilizar projeções de mercado e de vendas, e ter um profissional a seu lado que o ajude em toda essa avaliação também são fatores que auxiliam o planejamento a ser ainda mais relevante.
O planejamento tributário é um elemento importante que deve ser considerado em sua loja porque não apenas ele ajuda a preparar para o pagamento de tributos, mas também permite uma otimização nesse sentido. Para que isso aconteça, o registro fiscal tem papel fundamental, assim como o acompanhamento dos resultados, o uso da tecnologia e a atuação estratégica.
Aproveite o espaço dos comentários e conte para a gente se você tem alguma dúvida sobre esse assunto ou se já começou a aplicar esse planejamento na sua loja.