Se existe alguma coisa capaz de assustar qualquer empreendedor, principalmente em início de carreira, é a legislação tributária do Brasil. Apenas decidir qual a melhor opção de regime para o seu negócio e conseguir compreender quais são os impostos que deverão ser pagos neste regime parece uma missão praticamente impossível de se cumprir sem ter algumas dores de cabeça no processo.

Foi pensando em você, empreendedor, que elaboramos este post. Quer conhecer os 5 tipos de impostos para pequenas empresas? Então continue a sua leitura e confira!

1. IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica

O IRPJ é basicamente o mesmo imposto que o IRPF, que é o Imposto de Renda de Pessoa Física, porém neste caso ele é calculado sobre o faturamento que a empresa teve no período. As alíquotas do IRPF podem variar de acordo com o regime de tributação escolhido pela sua empresa, regimes esses que podem ser Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Ao optar pelo modelo de tributação de Lucro Presumido, o IRPJ é calculado com base em uma presunção de lucro e sua alíquota pode variar de 1,6% até 32%. Já no caso do Lucro Real, o IRPJ é calculado com base no lucro apurado, ou seja, se a empresa não obtiver lucro naquele período não há pagamento de IRPJ.

2. CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

Este tributo se trata de uma contribuição que o empregador faz para a Seguridade Social. Sua alíquota é calculada conforme o regime de tributação que foi escolhido para o recolhimento do imposto de renda.

Se o regime de tributação escolhido for o Lucro Real, o CSLL recai apenas sobre 9% do lucro apurado. Já se o regime de tributação da sua empresa for o Lucro Presumido, o CSLL tributará de forma diferente as receitas provenientes de vendas e serviços: 1,08% recaem sobre as vendas e 2,88% sobre os serviços. No Simples Nacional, o CSLL é embutido junto com outros impostos que são recolhidos em guia única.

3. PIS – Programa de Integração Social

Assim como o CSLL, essa contribuição também é feita pelo empregador para a Seguridade Social. Sua alíquota pode variar de 0,65% sobre o faturamento bruto para as micro e pequenas empresas até 1,65% sobre o valor agregado para empresas sobre o regime de tributação de Lucro Real.

4. CPP – Contribuição Previdenciária Patronal

Esse tributo é uma contribuição do empregador para o INSS. No Lucro Real e no Lucro Presumido o CPP é calculado sobre a folha de pagamento com uma alíquota de 20%, já no Simples Nacional, como os demais tributos, essa contribuição é embutida na alíquota simplificada, que pode variar de acordo com a atividade realizada pelo empreendedor.

5. ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços

O ICMS é um imposto estadual e que é cobrado quando há movimentação de mercadorias e de serviços. Sua alíquota pode variar bastante de estado para estado e nem todos os serviços são tarifados. Cada estado possui sua tabela de alíquotas e lista dos serviços que são isentos dessa tributação.

No Simples Nacional, o empreendedor não precisa se preocupar com tabelas e listas, pois a alíquota do ICMS já vem embutida na guia única de tributação.

Basicamente, esses são os tipos de impostos que, independentemente de qual for o regime de tributação escolhido para a sua empresa, você deverá se preocupar em manter sempre em dia. Quer se manter mais informado? Então siga-nos no Facebook e não perca nossas atualizações!