A gestão de varejo não é uma tarefa fácil. Com tantos processos envolvidos que precisam ser gerenciados, ao menor descuido o mínimo detalhe pode acabar comprometendo o bom andamento do seu negócio.

Quer tornar seu negócio mais lucrativo e eficiente? Conheça os 5 erros na gestão de varejo que você não pode cometer e como tomar as melhores decisões para alavancar seu negócio!

1. Não delimitar o nicho de mercado

Em um mercado competitivo, não conhecer bem seu mercado de atuação é um grande erro de gestão do varejo. É preciso conhecer e delimitar esse nicho de atuação para elaborar estratégias de venda capazes de atingir seu público-alvo.

Se você não delimitar o nicho de mercado corretamente pode acabar perdendo tempo e esforços com um público que não tem a ver com a sua empresa — e podemos concordar que ninguém quer trabalhar à toa, não é?

2. Não ter um controle do estoque

Parece absurdo, mas um dos erros mais comuns de gestão de varejo é o mau gerenciamento do controle de estoque. Na pressa em fazer o trabalho, muitas vezes as informações não são preenchidas ou ficam incompletas. O problema é que sem esses dados fica impossível saber como está a movimentação de produtos, bem como qual a necessidade de reposição.

Hoje você já encontra no mercado serviços que te ajudam a manter o controle do estoque. Com esse tipo de suporte você obtém relatórios precisos da movimentação do estoque e pode economizar seu tempo para pensar em estratégias para alavancar as vendas.

3. Não investir no relacionamento com o cliente

O consumidor quer um atendimento exclusivo, que considere as suas preferências individuais — portanto, se você vê seu cliente apenas como um possível comprador, está na hora de repensar suas estratégias de gestão.

Investir no relacionamento com o cliente te ajuda no planejamento para atingir seu público-alvo de modo correto e transformar qualquer contato em uma oportunidade de negócio.

Por isso, invista sempre no melhor atendimento possível, utilizando as redes sociais como um canal direto com seus clientes. Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e, principalmente, oferecer soluções em caso de algum problema pós-venda.

Outra ação importante é pensar em um programa de fidelização — afinal, um consumidor satisfeito é um excelente divulgador do seu negócio.

4. Não manter a equipe motivada

O varejo depende do trabalho coletivo e deixar de motivar a equipe é um problema que afeta a produtividade e pode desencadear a rotatividade de funcionários.

Para a melhor gestão de varejo, você precisa estar atento às necessidades da equipe e o que pode mantê-la motivada. Cursos de capacitação e prêmios pelo cumprimento de metas, por exemplo, são estratégias que contribuem com a motivação.

Lembre-se que é necessário um acompanhamento individual de cada funcionário, pois o que pode ser estimulante para um, pode não surtir o mesmo efeito em outro.

Uma ótima solução para descobrir o perfil de sua equipe é a aplicação de um questionário motivacional — ele vai ajudá-lo a pensar nas melhores estratégias para seu negócio, melhorando a gestão de varejo.

Não se esqueça também de oferecer um feedback de desempenho à equipe, apresentando sempre os pontos positivos antes de apresentar uma crítica.

5. Não automatizar a gestão de varejo

O controle manual da gestão de varejo é uma tarefa demorada e passível de erros — afinal, são muitos processos a serem gerenciados. Para tornar esse processo prático e eficiente, a solução é adotar um software para automatizar a gestão de varejo.

O mercado já disponibiliza esse tipo de solução e a boa notícia é que ele se adapta perfeitamente às necessidades do seu negócio, com um ótimo custo-benefício.

Você tem cometido alguns dos erros de gestão de varejo apresentados? Participe dessa conversa aqui nos comentários!