Estabelecer metas é fundamental para que uma empresa consiga atingir seus objetivos e obter sucesso no mercado. É importante definir as metas e quais serão os passos dados para chegar nelas.

Na área de vendas isso não é diferente, já que o crescimento do seu negócio está diretamente ligado com o número de vendas. Apesar de não existir um método pronto para definir metas de vendas, existem boas práticas que podem ser seguidas, por isso aprenda como estabelecer metas no seu varejo e entenda como isso pode te ajudar!

Mercado de atuação

Conhecer bem o mercado em que o seu negócio atua é o primeiro passo para você estabelecer suas metas. A primeira coisa que você precisa saber é qual é o percentual de crescimento do segmento de mercado do qual o seu negócio faz parte e qual é a estimativa de expansão para o próximo ano.

Você pode encontrar essas informações na internet, em jornais, em associações de classe e até fazendo uma pesquisa por conta própria, principalmente, se o seu varejo se tratar de um comércio local. Com base nesses dados, você deverá fazer uma análise do percentual de crescimento do mercado comparado com o crescimento do seu negócio nos últimos anos.

Análise do seu negócio

Depois de feita a análise de mercado, é preciso fazer uma análise do seu negócio: suas vendas têm crescido nos últimos anos/meses? É possível abranger um público maior, investindo em novos produtos? Você tem feito investimentos? Houve algum investimento que trouxe bons resultados? Se sim, é ali que você deve concentrar seus esforços. E quanto a sua equipe: você tem oferecido treinamento, capacitações e um bom programa de incentivo? É preciso analisar tudo isso para ver seus pontos fortes e pontos fracos para então, começar a estabelecer suas metas.

Algumas dicas para estabelecer metas

Não existe a fórmula perfeita para atingir os objetivos, mas existem alguns passos que podem te ajudar neste processo. Conheça-os a seguir.

  • É importante ousar se você quiser crescer, mas é importante definir metas que sejam possíveis de atingir.
  • Permita que a sua equipe participe da definição das metas, assim ela estará mais comprometida em buscar resultados.
  • Crie bons programas de incentivos para seus colaboradores, para que eles se mantenham motivados em atingir as metas.
  • Esteja constantemente avaliando as metas fixadas e, se for preciso, faça as adequações necessárias.
  • Defina um prazo para atingir as metas.
  • Não foque apenas em metas para aumentar o volume de vendas, mas também para aumentar o número de vendas, o lucro e conquistar novos clientes, por exemplo.
  • Se você trabalha com produtos variados no seu varejo, procure criar metas específicas para cada tipo de produto. Aqueles que estiverem atingindo as metas mais facilmente devem ser os que mais recebem investimentos.
  • Documente as suas metas para futuramente poder acompanhar o crescimento do negócio.

A importância das metas para o seu negócio

Traçar metas é dar um norte para o seu negócio, o que é essencial. Não basta querer que as vendas aumentem, almejar atingir objetivos, querer que o seu negócio cresça, desejar obter sucesso, mas não definir como fazer isso. As metas são isso: um norte, para que você saiba o que fazer e como fazer. Se você não sabe aonde quer chegar com a sua empresa, você e sua equipe estarão se esforçando dia após dia, fazendo venda após venda, sem um plano definido, sem crescer. É por isso que traçar metas é tão importante para o seu negócio.

Então, você tem traçado metas aí no seu varejo? Quer saber mais sobre o assunto? Leia o nosso artigo: 6 dicas para uma equipe de vendas de ponta!