Destacar um negócio frente aos demais exige de tudo um pouco: criatividade, disposição e olhos abertos para o que o consumidor valoriza. Essas habilidades, aliadas a boas estratégias, abrem caminho para que um empreendimento se diferencie: o que é fundamental para sua manutenção e crescimento. Então, leia o post e aprenda como se diferenciar da concorrência com nossas 5 dicas!

1. Dê personalidade à sua marca

A marca deve ser capaz de comunicar aquilo que a empresa tem para proporcionar ao cliente. Ela representa promessas de satisfação ao consumidor: se bem trabalhada, tem a capacidade de se tornar o motivo de um consumidor preferir um determinado negócio em detrimento de outros. Por isso, transmitir à marca os valores do seu negócio, ou seja, sua personalidade, é uma das principais maneiras de torná-lo relevante para o comprador.

2. Promova experiências memoráveis a seus clientes

Cada vez mais as empresas devem promover condições para que a experiência dos clientes com o seu negócio seja memorável. Assim, entre as sugestões que elaboramos sobre como se diferenciar da concorrência, ressaltamos esta necessidade: de maximizar a experiência do cliente.

E aqui entram em cena diversos fatores; dentre mais relevantes estão o atendimento prestado e a qualidade dos produtos e serviços. Por isso:

– ofereça um diversificado leque de alternativas ao cliente;
– crie um ambiente favorável à permanência do consumidor em sua empresa;
– estabeleça táticas de vendas que não sejam agressivas ou invasivas;
– mantenha relacionamentos de longo prazo com a clientela, tendo em mente que a concretização do negócio não é seu ponto final.

Atentar-se a esses pontos irá diferenciar sua empresa e fidelizar a clientela. Afinal, como diz o ditado: “cliente satisfeito sempre volta”.

3. Interaja com seu consumidor

Canais de interação que possibilitem engajamento do consumidor com sua marca são muito úteis para diferenciar o seu negócio. Por isso, use-os! Atualmente os mais populares estão na internet: são as redes sociais. Facebook, LinkedIn,Twitter, Instagram, Google+ permitem que a empresa interaja até mesmo em tempo real com seu público.

Analise cada um desses canais, e escolha o mais compatível com seu ramo de atuação e o perfil da sua empresa. Depois de criado, o canal não deve ser abandonado: dê à interação com o cliente toda a atenção que ela precisa.

4. Identifique necessidades e ofereça soluções

Uma maneira de tornar um negócio único para o cliente é proporcionando soluções eficientes às suas dificuldades de consumo. E para isso, é preciso conhecer quais são os problemas que angustiam esse público. Se o tempo para ir até sua empresa é pouco, pode ser vantajoso levar o atendimento até ele; se a dificuldade for não encontrar determinados produtos em parte alguma, providenciá-los será a solução.

E, veja: esses são apenas dois exemplos de possíveis problemas. Conhecer a fundo seu público permitirá compreender as dificuldades que ele enfrenta e buscar os meios de oferecer soluções.

5. Marque presença em seu empreendimento

Para o consumidor, nada melhor que ter acesso ao dono do negócio. Quando isso é possível, seu nível de confiança aumenta, e ele se sente melhor atendido. Assim, esteja presente em seu negócio tanto quanto puder, de forma visível, estabelecendo relacionamento com a clientela.

Mais uma dica para quem quer saber como se diferenciar da concorrência é manter o negócio funcionando com perfeição. Tarefas relacionadas ao estoque, precificação de produtos, fluxo de caixa e emissão de notas, assim como outras relacionadas à gestão financeira e fiscal, devem ser automatizadas. Assim, essas atividades passarão a demandar menos tempo e serão mais precisas, o que deixará você mais tranquilo para investir no desempenho de sua loja!

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