Para atrair clientes no ponto de venda, o lojista tem que otimizar os recursos disponíveis para deixar o PDV interessante aos olhos do comprador. Por mais que se trabalhe com bons produtos, é imprescindível melhorar algumas áreas, assim como investir em outras para otimizar os resultados do negócio.

Muitos pontos de venda não possuem uma ambientação adequada ou, pior, são de difícil acesso. Dessa forma, por mais que um consumidor queira e tenha a necessidade de comprar, a dificuldade em acessar o seu PDV pode estar impedindo essa pessoa de se tornar um cliente. E esse é apenas um exemplo.

No conteúdo a seguir, abordaremos 11 dicas práticas que podem ajudar a aumentar o fluxo de clientes no seu PDV. Confira!

1. Facilidade de acesso

A localização do seu PDV, assim como a acessibilidade, são fatores essenciais e determinantes para as pessoas encontrarem a sua loja. É importante se certificar que o ponto de venda possui rampas e oferece acessibilidade para pessoas com deficiência.

Boa localização, estar em uma região segura e ser acessível para todas as pessoas são fatores determinantes para atrair novos clientes para a loja.

2. Treinamento de equipe

A sua equipe de vendas precisa estar capacitada para oferecer um atendimento de qualidade máxima aos seus clientes. O vendedor não deve ser invasivo ou realizar uma abordagem equivocada, pois essas atitudes podem afastar o cliente da loja.

Com um sorriso no rosto e mostrando que está ali para ajudar, o bom atendente é capaz não só de vender, como também de fazer com que o consumidor retorne e indique o seu ponto de vendas para outras pessoas.

3. Decoração do ambiente

A decoração de seu ponto de venda precisa estar alinhada com a identidade da empresa e dos produtos que estão sendo oferecidos. O cliente tem que se sentir confortável, para obter a melhor experiência de compra possível.

O projeto decorativo deve levar em consideração o perfil do seu público, o tipo de produto que é comercializado e a identidade da loja.

Manter o ambiente sempre limpo, iluminado e os produtos devidamente expostos pelo local são atitudes essenciais para atrair clientes para a sua loja.

4. Software de gestão comercial

Contar com um bom software de gestão comercial traz uma série de benefícios para o ponto de venda, principalmente na otimização dos custos. Por meio desses programas, o lojista tem um controle melhor da entrada e saída das mercadorias.

Ao ter esse controle, os gastos são reduzidos e a empresa pode repassar essa economia em descontos. Utilizando campanhas promocionais, essa estratégia atrai tanto novos consumidores quanto os clientes antigos, que podem ser avisados dessas promoções por meio de seus contatos — é importante que estejam registrados no software de gestão comercial.

5. Fidelização de clientes

Há várias estratégias de fidelização de clientes que podem agregar valor ao PDV. Lembre-se que as pessoas estão sempre em busca de um benefício. E que tal oferecer bônus, descontos e condições especiais para aqueles clientes que compram com frequência na sua loja?

Uma ideia interessante para fidelizar clientes em um estabelecimento comercial é a criação de um cartão de fidelidade. Assim, a cada número X de compras, o cliente ganha um brinde ou desconto em uma compra futura.

6. Eventos especiais

As pessoas adoram eventos, e é por isso que eles podem ser uma boa opção para atrair público ao seu ponto de venda. Engana-se quem pensa que é preciso gastar muito para fazer um evento ou que obter sucesso requer algo grandioso.

Um pequeno evento bem divulgado pode atrair muitas pessoas para seu estabelecimento comercial. Basta pensar em pequenos atrativos, como:

  • degustação de produtos;
  • música ao vivo com um cantor local;
  • presença de um palestrante com um tema interessante relacionado ao seu segmento etc.

7. Promoções interessantes

As promoções sempre foram um atrativo para que as pessoas comprem em um determinado local. Por esse motivo, você não pode deixar de investir nessa estratégia.

A ideia é que você ofereça combinações interessantes para o seu público. Além dos descontos nas compras à vista, você pode realizar promoções, com sorteio de brindes, vales-compra, prêmios em dinheiro etc.

8. Parcerias com fornecedores

Ter um bom relacionamento com os seus fornecedores de produtos e/ou serviços é fundamental para que você possa praticar um preço adequado aos seus consumidores.

Negociando prazos de pagamento e descontos, por exemplo, você não precisa repassar um valor muito alto a seus clientes, o que, consequentemente, ajuda a trazer mais pessoas até o seu ponto de venda.

9. Relacionamento nas mídias sociais

A forma como você se posiciona nas mídias sociais impacta muito as visitas físicas ao seu negócio. Portanto, investir na sua presença on-line, nos dias atuais, é fundamental.

Você precisa estar presente no Facebook e Instagram, entre outras mídias sociais, desenvolvendo e compartilhando um conteúdo de qualidade, que faça com que as pessoas se interessem pelas suas páginas ou perfis. Desse modo, é possível despertar nos consumidores o desejo de conhecer ou voltar ao seu ponto de venda.

10. Pesquisas de perfil e satisfação

As dicas que você viu acima, geralmente, podem ser aplicadas a qualquer tipo de público. No entanto, existem algumas boas práticas que variam de acordo com os gostos das pessoas que se interessam por um segmento em específico, ou vivem em uma determinada região, por exemplo.

Por esse motivo, você precisa investir em uma pesquisa de perfil e satisfação do seu público. Assim, pode conhecer particularidades importantes para definir quais estratégias têm maior potencial de atração de clientes para o seu estabelecimento.

11. Planejamento estratégico

É fundamental que o seu negócio possua um planejamento estratégico, que deve ser atualizado anualmente. Para realizá-lo, pode-se adotar como metodologia a chamada análise SWOT.

Essa ferramenta consiste no cruzamento dos pontos fortes e pontos fracos da empresa com as ameaças e oportunidades do mercado. A partir desses dados, pode-se desenvolver as estratégias para todos os segmentos de um empreendimento; o que inclui atividades planejadas para aumentar o fluxo de pessoas em seu empreendimento.

Atrair clientes no ponto de venda tem se tornado um desafio para alguns lojistas, principalmente em tempos de crise. Mas, com uma boa estrutura no PDV, treinamento e algumas mudanças, é possível conquistar mais clientes e melhorar os resultados do estabelecimento.

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