A alta oferta de produtos e a grande concorrência — tanto das lojas físicas, quanto das lojas virtuais — fazem com que os lojistas enfrentem cada vez mais dificuldades em conquistar o cliente. Saber como atrair clientes no varejo é uma vantagem importante, já que a atração é um dos primeiros estágios no processo de venda.
Entretanto, não é sempre que o dono de um negócio dispõe de recursos financeiros para investir em campanhas de marketing e publicidade, materiais promocionais e melhorias físicas para o estabelecimento.
É claro que esse tipo de ação é importante para o crescimento de uma empresa, porém tudo deve ser feito com muito planejamento. Enquanto as finanças não permitem maiores investimentos, o empreendedor deve procurar maneiras criativas de conquistar sua clientela.
Se você é comerciante e, muitas vezes, se pega pensando em como atrair clientes no varejo gastando pouco, esse texto é para você. Confira abaixo algumas dicas relevantes para sua loja fazer mais sucesso, sem comprometer o orçamento!
Conheça bem o seu público
De nada adianta querer aumentar o número de vendas e criar estratégias para isso, se você ainda não sabe quem exatamente é o comprador dos seus produtos.
Nesse caso, aproveite o tempo que você está de frente para ele. Sim, a melhor maneira de conhecer o seu público é observando-o e até fazendo perguntas sobre suas preferências, seus gostos e o que ele busca encontrar em seu estabelecimento.
Preste atenção também na faixa etária, no gênero, no estilo e em tudo que o ajude a formar um perfil das pessoas que compram e que podem vir a comprar em sua loja. Assim, fica muito mais fácil saber que linguagem usar e de que forma abordar para obter mais sucesso na hora da divulgação e da venda de seus produtos
Promova o marketing boca a boca
Já sabemos que um cliente satisfeito não vai falar tanto da sua marca quanto um que não gostou dos seus produtos e serviços, mas, mesmo assim, ele ainda vai falar.
Portanto, saber aproveitar esse marketing completamente gratuito, que é o marketing boca a boca, é saber atrair mais clientes.
Para que um cliente fale bem da sua loja e dos seus produtos, a dica é simples: forneça produtos de qualidade e ofereça um atendimento excelente e diferenciado.
Treine seus colaboradores para que eles façam do momento da venda, um momento agradável e confortável para o cliente. Com isso, seu negócio ganha pontos a mais!
Explore o marketing digital
O marketing digital fornece diversas possibilidades para você tornar a sua marca conhecida perante o público. Você pode criar um website para a sua loja, páginas em redes sociais, promover interação com o público e enviar e-mails marketing, por exemplo. Não deixe de considerar esses itens em sua estratégia.
Nesse âmbito, as redes sociais se destacam por ter um maior poder de interação e engajamento. Sendo assim, depois de descobrir qual é o seu público, crie postagens relevantes para ele, além de publicar também sobre os seus produtos.
Os hábitos dos clientes estão mudando e é cada vez mais comum que eles busquem informações sobre os produtos na internet, antes de realizarem a compra de fato.
Por isso, a presença nesse ambiente virtual e a sua disponibilidade em interagir com seu público e tirar suas dúvidas pode fazer toda a diferença na decisão de compra dele. Isso pode fazer com que você conquiste um cliente e a sua fidelidade.
Realize parcerias
Negócios pequenos podem sempre se ajudar a conquistar mais clientes um para o outro. Muitas vezes, algumas lojas que estão perto de você oferecem produtos que complementam os que são vendidos em seu estabelecimento. Saber aproveitar isso é uma grande vantagem.
Por exemplo, se você vende roupas, pode haver alguma loja por perto que venda sapatos ou bijuterias, e uma parceria entre vocês pode render bons frutos.
Pense na possibilidade de divulgar essas lojas em seu comércio e, em troca, elas divulgam a sua. Outra possibilidade é criarem uma ação conjunta. Dessa maneira, todos ganham.
Depois de ler essas dicas de como atrair clientes no varejo, conheça algumas ferramentas de gestão que podem ajudá-lo a ganhar mais tempo e eficácia!