Para o varejista, o time comercial é, sem dúvidas, o coração da empresa. Afinal, são os profissionais de marketing e vendas que garantem os resultados. Por isso, é muito importante que o gestor pense em maneiras para melhorar o desempenho desse time, mantendo todos os colaboradores motivados e garantindo as ferramentas necessárias para que realizem um bom trabalho.

Claro, extrair o máximo de produtividade de qualquer equipe não é fácil. É preciso entender que esse é um foco da gestão, e não transferir totalmente a responsabilidade para os colaboradores. Por isso, resolvemos trazer no post de hoje algumas dicas para que você desenvolva um ambiente propício para garantir excelentes resultados. Confira a seguir!

1. Faça uso da tecnologia

Tanto a equipe de marketing quanto a de vendas conseguem resultados muito melhores quando conhecem profundamente o público-alvo. Afinal, se sabem exatamente em qual estágio do funil de vendas o cliente se localiza, fica muito mais fácil realizar a abordagem mais precisa e personalizada para aumentar as chances de vendas.

Agora, como conseguir informações sobre a clientela? A tecnologia pode ajudar bastante nessa tarefa! Hoje, existem sistemas destinados especificamente para a melhoria do desempenho do time comercial. O CRM (Customer Relationship Management) recolhe e fornece dados do consumidor, que podem ser usados para ações mais efetivas.

É claro que não pode parar por aí. Existem ainda outras ferramentas para auxiliar a rotina dos profissionais, como as destinadas para a gestão de estoque, por exemplo. Perdendo menos tempo com tarefas burocráticas, certamente apresentarão ótimos resultados.

2. Realize um feedback eficiente

Para garantir a coesão do time comercial, é preciso que o gestor atue como um verdadeiro maestro. Para isso, ele deve coordenar a todos por meio de feedbacks. Muitos ainda confundem o feedback com o velho e ineficaz “puxão de orelha”, mas, na verdade, esse é um momento para promover o aprendizado e potencializar as virtudes de cada profissional.

É preciso orientar aqueles que apresentam dificuldades para que consigam resultados melhores. Já os profissionais que já possuem um bom desempenho, é fundamental mostrar que estão no caminho certo para melhorar o motivacional. Esse é o ponto que veremos logo em seguida.

3. Promova um ambiente motivacional

O time comercial, sem dúvidas, tem o seu desempenho afetado diretamente pelo motivacional. Se o clima interno é bom, poderão produzir muito. Caso contrário, os resultados certamente serão desastrosos. Por isso, é muito importante pensar em maneiras para melhorar o clima da sua empresa.

Para isso, além dos feedbacks já mencionados por nós, você deve desenvolver um bom plano de cargos e salários, para que o profissional tenha uma perspectiva de crescimento na empresa. Além disso, você também precisa desenvolver um sistema de comissões justas e de metas realistas, para que todos os profissionais se sintam estimulados a perseguir os mesmos objetivos da empresa.

4. Invista pesado em capacitação

Por fim, tanto os gestores quanto os colaboradores precisam diariamente aprimorar suas habilidades para garantir melhores resultados. Para isso, não há nenhum segredo: é preciso apostar pesado em treinamento. Essa é a única forma de se manter atualizado e garantir um ótimo desempenho no dia a dia.

É claro, a realidade pode variar de empresa para empresa. Em algumas, a realização de cursos internos pode ser uma solução viável financeiramente. Para outras, a participação em workshops seria uma alternativa. De uma forma ou de outra, não se pode perder de vista que a única forma de melhorar é por meio da capacitação.

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