Saber como formar uma equipe de vendas campeã vai fazer a grande diferença em seu negócio. Isso porque uma equipe de vendas motivada é fundamental para o sucesso da sua empresa. Os relacionamentos que eles criam com seus clientes estabelecem as bases da sua organização — não apenas em termos de vendas individuais mas também com relação à reputação geral de toda a equipe e organização.
Como líder de uma equipe de vendas, você pode influenciar a performance da sua equipe rumo à vitória de duas formas diferentes: por meio de suas habilidades e de sua paixão pelo que fazem.
Mas motivar seu time vai muito além disso. Cada indivíduo requer um tipo diferente de abordagem. Portanto, neste artigo, vamos lhe dar algumas dicas sobre como motivar seu time e como formar uma equipe de vendas campeã. Confira!
Ofereça incentivos e vantagens
O dinheiro é um verdadeiro motivador. É comum, entre equipes de vendas, a realização de concursos em períodos semanais, mensais ou trimestrais, individualmente ou entre equipes. Nestes concursos, você pode estabelecer as metas para a sua equipe, como o número de vendas concretizadas, as vendas totais em reais ou o número de novos cadastros abertos e remunerar os mais bem colocados.
Porém, todos estão acostumados com o sistema que recompensa o melhor vendedor dentro das métricas comuns. Experimente um sistema que recompense o indivíduo que tenta realizar metas mais difíceis.
Além disso, a possibilidade de se divertir ao longo do período de trabalho pode ser ainda mais motivadora do que recompensas financeiras. É possível premiar funcionários por alcançarem objetivos ou metas por meio de benefícios, como deixar o trabalho mais cedo, ter um dia de folga ou, até mesmo, dar uma viagem para recompensar o sucesso durante um longo período de tempo.
Outra maneira de incentivar o aumento das vendas é recompensar os seus representantes com aparelhos e jogos de escritório/mesa.
Proporcione experiências de carreira
Oferecer oportunidades de carreira pode ser a melhor recompensa para muitos funcionários. É importante que a empresa ofereça incentivos para que os funcionários desenvolvam suas habilidades e possam passar ao próximo nível dentro da organização.
O funcionário motivado nesse sentido será visto pelo restante da equipe como um exemplo a ser seguido, proporcionando a todos um efeito inspirador.
Outra recompensa pode ser um almoço com um executivo. A maioria dos representantes de vendas adorariam ter uma oportunidade para compartilhar seus pensamentos com um executivo e obter uma visão interna da estratégia da empresa.
A chance de impressionar ou de se relacionar com um indivíduo em um nível de mentoria pagará dividendos para todos.
Não divida as comissões
Dividir os ganhos pode ser um movimento comum entre muitos gerentes na busca de incentivar a colaboração entre os vendedores em uma mesma equipe. Porém, isso pode não funcionar tão bem na prática. É inevitável que, no primeiro momento de problema, os integrantes da equipe busquem um culpado pela falha.
Assim, todo o trabalho em equipe pensado de início pode acabar com seus vendedores discutindo sobre quem tem contribuído mais ou menos para a equipe, merecendo mais ou menos comissão.
É muito mais eficaz encorajar que sua equipe busque a colaboração com louvor de gerente, elogios do líder da equipe e bônus e gratificações inesperadas.
Compartilhe informações
Quanto mais informações forem comunicadas entre uma equipe de vendas, mais você incentivará o trabalho colaborativo. É importante discutir os negócios da empresa com base no trabalho em equipe. Discuta sobre os ganhos e as perdas da empresa de maneira franca e aberta.
Invista em sua equipe de vendas
A grande maioria dos gastos com tecnologia de vendas vai para sistemas de supervisão e relatórios, em vez de capacitar a colaboração e o sucesso das vendas. Investir em ferramentas, serviços e treinamentos que ajudem sua equipe faz parte do processo de como formar uma equipe campeã. Além de ser uma boa prática — individualmente e em grupo —, demonstra seu compromisso com o sucesso dos funcionários e ajudará a alavancar as vendas de sua empresa.
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