Seja em uma crise econômica ou em um período sazonal, é comum que o varejo experimente uma diminuição nas vendas. Embora isso seja muitas vezes inevitável, não é um fenômeno irreversível. Com criatividade e praticidade é possível descongelar as vendas e fazer com que os clientes continuem comprando e consumindo aquilo que o seu negócio tem de melhor. Quer saber como? Então conheça cinco dicas práticas para esquentar as vendas no varejo.

Faça as pessoas entrarem na loja

Para vender, as pessoas precisam estar dentro da sua loja, certo? Ao menos, essa é a verdade quando não falamos de comércio virtual. Por isso, uma forma de esquentar as vendas é promover eventos que levem as pessoas para dentro da loja.

Pode ser um tour guiado, uma promoção especial no interior do estabelecimento ou qualquer outra coisa que aguce a curiosidade do cliente e faça-o colocar os pés para dentro do seu negócio. Assim, você terá uma parte do caminho andada para chegar até a venda.

Melhore a circulação na loja

Não adianta atrair seus clientes para dentro da loja se eles vão se sentir incomodados ou desconfortáveis devido ao pouco espaço natural dos corredores ou devido à grande quantidade de pessoas.

Por isso, em vez de entupir o local com prateleiras, gôndolas e objetos, prefira estimular uma circulação mais livre. Quanto mais confortável o cliente estiver em seu ambiente, mais tempo ele ficará e maiores as chances que ele saia carregando ao menos uma sacola com a sua marca.

Favoreça a experimentação

Clientes gostam de ter uma ideia do que estão levando para casa. Eles gostam de saber se algo serve, se fica como esperam e se cumpre o que promete. Então, que tal dar isso a eles? Agora que você tem clientes na loja circulando de maneira facilitada, estimule-os a experimentar os produtos.

Deixe um produto de amostra para que as pessoas possam experimentar como quiserem. Ao tocarem, sentirem e testarem, os consumidores se sentem mais inclinados a fazer a compra, porque já tiveram uma experiência inicial positiva.

Estabeleça parcerias com empresas relevantes

Se você precisa esquentar as vendas, é bem possível que outras empresas também estejam na mesma situação. Com isso, vale muito a pena unir forças em forma de parceria para atrair mais clientes para ambos os lados.

Antes de sair fazendo qualquer tipo de parceria, entretanto, é muito importante que a empresa parceira tenha uma boa comunicação com o público-alvo. Uma loja de autopeças pode não ter uma parceria tão boa com uma loja de produtos orgânicos, mas essa mesma loja pode se dar bem em parceria com uma loja de itens esportivos, por exemplo.

Apesar disso, lembre-se que é muito importante estabelecer os pontos da parceria de maneira bem clara e também que ela seja benéfica para ambas as partes.

Leve o atendimento para um novo nível

Quem é que não gosta de ser bem atendido? Os seus clientes certamente apreciam um bom atendimento e por isso é possível esquentar as vendas ao levar o atendimento para outro nível.

Estimule a equipe de vendas a agir de maneira simpática, cordial e extremamente focada em resolver os problemas da pessoa que entra na loja, por exemplo. Isso aumenta a satisfação e também as chances de compra.

Também compensa conhecer mais os clientes, entender do que eles precisam ou o que eles desejam e também treinar a equipe para oferecer cada vez mais um atendimento diferenciado e de qualidade.

Esquentar as vendas no varejo é possível ao atrair pessoas para sua loja, ao estimular a circulação e experimentação , ao fazer parcerias com empresas relevantes e ao melhorar o atendimento. Com tudo isso, seus clientes ficam mais satisfeitos e a balança do processo de compra tende a seu favor.

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