Os custos fixos de uma loja costumam ser os principais vilões de qualquer orçamento. Como o empreendedor não pode simplesmente cortá-los, nem sempre eles são tratados como deveriam e o foco da redução e corte de gastos passa a ser outros pontos da loja.
Pensar assim diminui as suas chances de reduzir despesas. Não é porque os custos são fixos que você não pode ajustá-los e, especialmente, economizar mais, não é? Principalmente em tempos de crise, é essencial ser mais econômico e aumentar a margem de lucro.
Por isso, separamos para você 5 maneiras de reduzir os custos fixos de sua loja. Confira!
1. Analise todos os gastos
Antes de tudo, é fundamental fazer um levantamento com todos os gastos da loja. Você deve saber exatamente quais são as despesas variáveis (investimentos, gastos com reformas ou despesas emergenciais, etc.) e as despesas fixas, entre elas:
- Contas de água e luz;
- Salários;
- Impostos;
- Aluguel;
- Estoque.
Os custos fixos são aqueles que garantem o funcionamento da loja e, obviamente, não podem ser cortados. Mas separar e saber realmente quais são as despesas ajuda a reduzir o valor desses custos, pois você saberá quanto gasta em cada área e estipular quanto pode cortar.
2. Estude a terceirização de algumas atividades
Terceirizar algumas atividades pode ser uma opção mais econômica. Em vez de manter um funcionário específico para a limpeza, você pode contratar uma empresa que ofereça esse serviço, deixando de arcar com custos trabalhistas, por exemplo.
Estude cada atividade e, se perceber que a terceirização sairá mais barata, não hesite em fazer essa escolha. Não esqueça de observar a qualidade do serviço prestado.
3. Economize com energia elétrica
Um dos maiores custos fixos de qualquer um é a energia elétrica. Mesmo com o uso de lâmpadas mais econômicas, boas práticas ainda são as melhores armas para diminuir o valor da conta de luz. Logo, é fundamental economizar o máximo possível.
Peça a ajuda dos funcionários nessa tarefa, de forma que a loja aproveite o máximo da iluminação natural, ninguém esqueça a luz acesa em nenhuma parte e haja um uso mais racional do ar-condicionado. Dessa forma, a sua conta de energia custará cada vez menos.
4. Implemente o banco de horas
Em vez de pagar horas extras, por que não ter um banco de horas para os funcionários? Com isso, você não apenas economiza, mas também os funcionários poderão tirar folgas, o que é sempre bem-vindo.
Converse com eles sobre essa possibilidade e alinhe, com cada colaborador, as melhores formas de usufruir das horas acumuladas. Apesar de ser garantida, a folga não pode prejudicar o funcionamento da loja ou os demais funcionários.
5. Invista em tecnologia
Você tem bons motivos para investir em tecnologia: ela não serve só para deixar a gestão mais rápida, prática e eficiente, levando a sua loja a um nível mais alto. Com ela, você também economiza mais. Softwares, por exemplo, ajudam a evitar perdas, gastos desnecessários e erros no controle de estoque.
Portanto, veja quais são as atividades da loja que podem ser modernizadas. Assim, os seus custos fixos serão cada vez menores e a sua loja mais eficiente.
Quer reduzir custos e deixar a sua loja cada vez melhor? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!