Vender mais é o objetivo de todo empreendedor, afinal, as vendas têm influência direta sobre o lucro e o faturamento da empresa. Encontrar estratégias certas para alavancá-las é uma forma de manter-se ativo e competitivo no mercado.
Para vender mais, por sua vez, é necessário que existam consumidores que se interessem por seus produtos, o que implica em aprimorar o relacionamento com a clientela. Confira a seguir 5 estratégias para aumentar as suas vendas!
Invista em tecnologia de gestão
Automatizar os processos de gestão é uma das melhores formas de obter resultados positivos. Softwares de gestão conferem agilidade, maior eficiência e segurança aos processos de controle, permitindo a melhor tomada de decisões, sem o risco de grandes falhas.
Os recursos tecnológicos podem realizar um acompanhamento detalhado das vendas e da carteira dos clientes, fazer atualizações, permitir análises do mercado e da necessidade de inovações, otimizar o marketing da empresa.
Softwares específicos de gestão de vendas permitem monitoramento em tempo real, o que melhora o cumprimento das metas definidas, o relacionamento das equipes com a empresa e o atendimento ao cliente.
Mantenha a organização da empresa
Uma empresa organizada tem maiores possibilidades de venda, já que consegue visualizar com mais exatidão os pontos que precisam ser corrigidos, diferenciando-os dos aspectos positivos. Com organização, tudo se torna mais fácil, claro e rápido:
- Controle das mercadorias no estoque
- Compra de produtos
- Investimento adequado no setor de vendas e marketing
- Avaliação dos clientes
Tudo pode contribuir para aumentar suas vendas, desde que os processos sejam bem direcionados.
Forme equipes capacitadas
Equipes bem treinadas para vender vão representar toda a diferença para seu negócio. É necessário considerar as vendas internas e as de campo, investindo em bons profissionais, que apresentem o perfil necessário.
O treinamento, o uso de tecnologia adequada e o cumprimento de metas são fundamentais para alavancar as vendas através de suas equipes.
Compreenda adequadamente cada etapa de venda
Toda venda se constitui de determinadas etapas:
Prospecção
A prospecção consiste no planejamento, traçando estratégias de venda e captação, visando tanto cliente novos quanto a fidelização e a reativação de clientes inativos.
Abordagem e investigação
A abordagem e investigação é a etapa em que o vendedor se aproxima do cliente e procura vender seu produto. É uma etapa delicada, que exige tato e conhecimento de técnicas de abordagem (sutileza, capacidade de manter o interesse sincero do consumidor, domínio sobre as qualidades e defeitos do produto, paciência e perseverança).
Proposta
A proposta acontece quando o preço do produto é repassado ao cliente. O cliente considera, como incorporado à mercadoria, valores adicionais como atendimento personalizado, serviços agregados e a sua necessidade especial do produto para o momento. Explorar habilmente esses critérios, sem explorar demais o bolso do consumidor, costuma funcionar. Nunca esqueça que descontos também fazem parte de uma boa proposta.
Acompanhamento
O acompanhamento acontece quando a venda é ou não realizada. Em ambos os casos, é necessário manter um acompanhamento do consumidor: o cliente que comprou uma vez pode comprar mais e até fidelizar-se; o que não comprou hoje, pode comprar amanhã (é um cliente em potencial). Ambos podem, também, ser divulgadores de sua empresa.
A boa prospecção pode dispensar, em vendas internas, etapas como abordagem e investigação (o consumidor já vai à loja com o objetivo definido de comprar determinado produto).
Utilize ferramentas específicas
Considere todas as ferramentas possíveis para alavancar suas vendas:
- Softwares de vendas
- Métricas e indicadores para análise do desempenho de suas equipes e da quantidade de vendas
- CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente);
- Marketing publicitário bem orientado (uso simultâneo de mídias tradicionais e digitais; técnicas de SEO, CTA, Landing Pages e outras).
Sua loja está vendendo pouco? Que tal seguir algumas das estratégias acima e conferir depois os bons resultados, transformando sua loja em uma máquina de vendas? Faça seu comentário sobre o post!